28 de maio de 2009

BRASILEIRA GANHA CONCURSO MUNDIAL DE REDAÇÃO


Clarice Zeitel Vianna Silva, 26 anos, estudante de

direito, dançarina do Caldeirão do Huck.

VENCE CONCURSO MUNDIAL DE REDAÇÃO.

Imperdível para amantes da língua portuguesa, e claro também para professores.

Isso é o que eu chamo de jeito mágico de juntar palavras simples para formar belas frases.

REDAÇÃO DE ESTUDANTE CARIOCA VENCE CONCURSO DA UNESCO COM 50.000 PARTICIPANTES

Tema: 'Como vencer a pobreza e a desigualdade'
Por Clarice Zeitel Vianna Silva
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro/RJ

VIA: Baixe esse trem





PÁTRIA MADRASTA VIL

Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência... Exagero de escassez... Contraditórios??

Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL..


Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade.
O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições.
Há quem diga que 'dos filhos deste solo és mãe gentil.', mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe.

Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil está mais para madrasta vil..


A minha mãe não 'tapa o sol com a peneira'. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica.
E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome..
Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra.... Sem nenhuma contradição!
É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem!
A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar.
E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão.
Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso?
Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil.

Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona?


Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo.
Sem egoísmo. Cada um por todos...
Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído?
Como gente... Ou como bicho?




Premiada pela UNESCO, Clarice Zeitel, de 26 anos, estudante que termina faculdade de direito da UFRJ em julho, concorreu com outros 50 mil estudantes universitários. Ela acaba de voltar de Paris, onde recebeu um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por uma redação sobre 'Como vencer a pobreza e a desigualdade'.

A redação de Clarice intitulada `Pátria Madrasta Vil´ foi incluída num livro, com outros cem textos selecionados no concurso. A publicação está disponível no site da Biblioteca Virtual da Unesco.

é provável...

27 de maio de 2009

A Rosa Branca de Stalingrado


Lily Litvak, apesar de não ter o marketing histórico da Amélia Earhart, é considerada o mais famoso piloto feminino de todos os tempos. Ela pilotou com destreza durante a II Guerra Mundial e abateu doze aviões alemães em batalhas aéreas com apenas 22 anos. Lily ficou conhecida como a “Rosa Branca de Stalingrado” e foi condecorada pela coragem que ela demonstrou defendendo seu país.

Lidya Vladimirovna litvak nasceu em Moscou, Rússia, em 18 de agosto de 1921. Aos quinze anos fez seu primeiro vôo solo. Quando começou a Segunda Guerra Mundial, decidiu entrar na batalha. Com rosas brancas pintadas nas laterais de seu avião de combate Yak-1, foi o pesadelo dos pilotos alemães. Lily foi, literalmente, caçada nos céus pelos nazistas que estavam decididos a ter sua vingança sobre esta mulher judia russa que havia derrotado os seus camaradas tantas vezes antes.

Yak-1 de Lilya Litvyak, 296º IAP. Stalingrado, primavera de 1943.

Na verdade Lily litvak representou uma geração de mulheres destemidas. Como ela, muitas outras mulheres foram integradas com os homens em unidades da aviação. Por exemplo, em 1944, milhares de meninas entraram na guerra como pilotos.

Contrariaram as suspeitas e piadas masculinas com coragem e habilidade e obtiveram uma média inigualável.

Ganharam ordens e medalhas e detiveram 29 títulos de Heroinas da União Soviética.

No fim, numa das mais insanas batalhas, a loirinha de tenra idade foi vista entre oito aeronaves alemãs, perseguindo e sendo perseguida. Após derrubar alguns caças inimigos, foi abatida. A Rússia chorou sua morte.


Apesar de buscas intensas o corpo dela foi perdido por várias décadas. Finalmente, em 1979, ela foi encontrada, enterrada abaixo da asa de sua aeronave.


Durante o seu funeral oficial de Estado em maio de 1990, o Presidente Mikhail Gorbachev condecorou-a com a honraria Heroina da União Soviética e o Gold Star.

Embora tenha lutado e morrido sozinha, a saga de Lilya Litvak é a mais linda história da aviação mundial.






via: Imagens e Letras

26 de maio de 2009

Helio Castroneves venceu a 500 milhas de Indianápolis pela terceira vez.


Helio Castroneves, depois de passar por um episódio terrível, sendo preso acusado de sonegação de impostos, retornou a F-Indy de maneira triunfante - vencendo a Indianopolis 500, a mais importante prova da categoria!

O piloto não só venceu como também fez a pole position.

Recebeu o apelido de Homem-Aranha depois que subiu no alambrado para comemorar junto ao público a difícil vitória na corrida de Detroit em 2000.

Desde então virou essa sua marca registrada nas comemorações.
Foi o vencedor da quinta temporada da versão americana de Dancing with the Stars.



Helinho é o primeiro piloto não norte-americano a ganhar 3 vezes a corrida -o piloto também ganhou nos anos de 2001 e 2003.

Em 3 de Outubro de 2008, Castroneves foi indiciado por fraude fiscal e evasão, acusado de utilizar contas no exterior para esconder cerca de 5,5 milhões de dólares que teria recebido entre 1999 e 2004.

Castroneves foi preso, algemado (incluindo correntes nas pernas), mas foi liberado, em 4 de Outubro de 2008, após pagar fiança de 10 milhões de dólares. O seu julgamento começou em Março de 2009. O piloto alegava inocência, mas se fosse condenado pelas sete acusações que lhe pesavam, poderia receber uma pena de até 35 anos de prisão.

No dia 16 de Abril de 2009, Hélio foi considerado inocentado de todas as acusações, uma vez que o júri entendeu que não havia provas de que o piloto havia cometido fraude fiscal, sendo portanto liberado para correr novamente.


O Homem-Aranha comemorou no alambrado com toda a equipe.

25 de maio de 2009

Se non è vero... è bene trovato...


Não sei se sabem da história: dizem que a letra dessa música, que manda alguém voltar para o lugar de onde veio, foi escrita pelo Paul Mc Cartney em homenagem à Yoko Ono. O vídeo mostra a gravação em estúdio e as trocas de olhares entre as personagens são muito interessantes.

Para quem "curte" um pouco de estória e de história (por que não?). Segue:

Esse vídeo foi achado nos escombros da antiga gravadora dos Beatles (Abbey Road Studios) e mostra uma sessão de gravação de uma famosa música dos Beatles (GET BACK), já no crepúsculo do grupo.



Mais histórico ainda: vêem-se dois artistas individuais na gravação, hoje consagrados:

Participando como key board das gravações, o grande pianista negro americano Billy Preston (que, posteriormente, faria uma carreira a solo brilhante); e assistindo (pasmem!) à gravação - lá pela altura do minuto 02:11 - o líder de um grupo que já começava a fazer sucesso como substituto natural dos Beatles, Mick Jagger!

via: Legeirinho

Remedios pra vida toda...

23 de maio de 2009

Pra quem assistiu Beleza Americana...

A Doritos, acaba de lançar um comercial para a promover seu mais novo sabor, Mexicano. “Mexican Beauty” usa e abusa do bom humor, fizeram uma paródia com o famoso filme Beleza Americana.

Economizando energia...

Se vc acha que gasta muito com energia elétrica, e pensa não ter solução.... seus problemas acabaram, chegou a energia estática!

22 de maio de 2009

Um coral de craques em louvor a Ronaldo

Não há limite na adoração da torcida do Corinthians a Ronaldo Nazário. Após a conquista do campeonato paulista, um vídeo muito criativo começou a circular pela internet e já tem mais de 500 mil acessos. Trata-se da apresentação do coral de “Madre” Ronaldo, chamado “Os Melhores do Mundo”, executando a canção “Nós te seguiremos”. Uma produção “Reza que Rola”, com participações especiais do presidente Lula ao piano (detalhe para o copo de uísque), Felipão, dando suporte emocional ao craque, e Jô Soares representando a classe dos gordinhos – ele carrega uma placa “Yes, We Can” (“Sim, Nós Podemos”). É uma paródia do filme “Mudança de Hábito”, com Whoopi Goldberg.

Rafael Pereira


via:época

O guardião de relíquias

A Brasiliana, biblioteca composta pelos livros raros doados por José Mindlin, o maior colecionador brasileiro, à USP, será escaneada por um robô e disponibilizada na internet.

A Brasiliana será recebida por um prédio que ainda está em construção, projetado pelo arquiteto Rodrigo Mindlin Loeb, neto do bibliófilo.

Serão três andares de livros, nos quais todas as paredes serão uma vitrine para o acervo de 17 mil títulos dos mais de 100 mil da biblioteca completa de Mindlin, por ou sobre o Brasil. Estarão expostas, por exemplo, todas as primeiras edições dos livros de Machado de Assis, de “O Guarani”, de José de Alencar, e do “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.

mais

15 de maio de 2009

50 anos de álbum “Kind of Blue”


"Kind of Blue", possivelmente o mais importante registo de jazz de sempre, faz este mês 50 anos. A 22 de Abril de 1959 terminavam as gravações, no 30th Street, em Nova Iorque, daquele que seria um dos maiores êxitos comerciais de sempre na história do jazz.

50 anos depois, continuam a espalhar-se as notas musicais desta "espécie de azul". A liderar o álbum está o nome maior do jazz: Miles Davis.

A completá-lo aparece um brilhante sexteto de nomes não menos importantes: John Coltrane, Bill Evans, Julian Cabbonball, Jimmy Cobb, Paul Chambers e Wynton Nelly.

Trata-se de um álbum que revolucionou a música em geral e que não está confinado apenas ao estilo “jazzístico”, muitas vezes de difícil empatia com o público menos permeável a estas sonoridades.

Nos finais de 2008, "Kind of Blue" chegou ao quadruplo de platina nos Estados Unidos da América, e alguns anos antes, em 2003, chegou a 12º na lista dos 500 melhores álbuns de sempre da revista Rolling Stone.

"So what" é talvez a música mais mediática do álbum, mas "All Blues", "Blue Green" ou "Freddie Freeloader" trazem um conjunto de sonoridades e ambiências que as tornam permeáveis aos ouvidos do público.

Para celebrar o aniversário, foi lançado o "Kind of Blue: Legacy Edition" que contém o álbum original, gravações alternativas, sequências de estúdio, um DVD com material inédito e um documentário com pormenores sobre a gravação.

"Kind of Blue" é um álbum imprescindível em qualquer discografia, sem ele, qualquer prateleira ficaria órfã.

Catarina Soutinho

baixar

Encontrem uma cura para o câncer, antes que cresçam os seios.


Campanha bem bolada

14 de maio de 2009

O médico cirurgião mais novo do mundo.


Akrit Jaswal nasceu em 23/04/1993 , numa família pobre da cidade de HIMACHAL PRADESH, na INDIA.
Desde a sua infância, Akrit Jaswal demonstrou habilidades incomuns:
Começou falar no 10º mês de idade; aos 2 anos de idade começou passou a escrever e a ler, apenas olhando as páginas dos livros; começou a ler avidamente tudo o que chegava as suas mãos;aos 5 anos começou a ler livros de poesia e peças de Shakespeare; depois desenvolveu uma paixão precoce por livros de Medicina, Anatomia e Cirurgia.
Os professores da sua Aldeia descobriram que Akrit possuía a formidável capacidade da MEMÓRIA FOTOGRÁFICA, jamais esquecia nada e possuía uma voracidade fantástica em aprender cada vez mais.
Aos 6 anos, fazia discursos altamente complexos sobre temas de Medicina, Biologia e Cirurgia, e debatia com médicos adultos qualquer tipo de tema ligado à Ciência Médica.
ELE MEMORIZOU DE CABEÇA DEZENAS DE TRATADOS MÉDICOS DE MEDICINA, ANATOMIA , FISIOLOGIA E CIRURGIA , que são difíceis de ler até mesmo para os Especialistas veteranos destas áreas !
Ainda jovem, Akrit solicitou e obteve uma autorização especial para acompanhar e assistir às Cirurgias feitas no Hospital de HIMACHAL.
Aos 7 anos de idade, tornou-se o cirurgião mais jovem do mundo, quando a família de uma menina da sua aldeia solicitou a sua ajuda para realizar uma cirurgia. A Menina havia sofrido um acidente e queimado os dedos, que acabaram colando uns nos outros; Akrit apiedou-se da menina e realizou uma Cirurgia extremamente bem-sucedida, que foi filmada e surpreendeu os médicos de todo o Mundo.

Tornou-se uma celebridade em toda a Índia, e os cientistas começaram a realizar testes em Akrit para desvendar os segredos da sua inteligência, e ele espantou a todos ao obter o grau 146 de QI no seu primeiro teste !!!
Foi convidado pelo Governo Hindu para estudar na PUNJAB UNIVERSITY aos 11 anos de idade, em 2004.
Hoje, ele é estudante da UNIVERSIDADE DE HARVARD nos EUA onde está no 2º ano de um curso de Bacharelado em Zoologia e Botânica ; ao mesmo tempo continua com seus estudos auto didáticos sobre Medicina e outras áreas da Saúde.
O Sonho de AKRIT é encontrar a Cura definitiva para o Câncer e a AIDS, pois ele declara em suas palestras que já possui milhares de idéias extremamente criativas para a renovação completa da Medicina atual e para o Tratamento do Câncer.
Akrit surpreendeu o mundo todo ao dizer no programa televisivo da apresentadora OPRAH que, com sua SUPERINTELIGÊNCIA , ele leu todos os Tratados atuais de Oncologia e descobriu as falhas e limitações da atual pesquisa do Câncer; afirmou que ele possui a solução do problema e que pode criar NOVOS REMÉDIOS e NOVAS TECNOLOGIAS de tratamento oncológico, mas que para isso precisa antes formar-se oficialmente como Médico e criar um CENTRO FILANTRÓPICO DE ESTUDOS, para tratar gratuitamente os milhares de doentes da Índia. Com estas afirmações, tornou- se instantaneamente uma CELEBRIDADE nos EUA, conseguindo grandes doações e apoios para as suas pesquisas.


Uma bomba do bem...





Em vez de pólvora, sementes. A Seed Bomb é uma espécie de bomba ecológica feita em plástico biodegradável que, ao ser lançada, solta sementes para reflorestar áreas devastadas.


Cada cápsula teria um solo artificial com as sementes que seriam plantadas no local da queda. O solo artificial seria suficiente para a planta se manter sozinha, enquanto a própria umidade da planta não derrete o plástico.








Assista ao vídeo de como se fazer uma Seed Bomb em casa:






Como funciona...



*Com informações de Yanko Design, retirado de Blog EmpresaVerde,EcoNight