28 de setembro de 2010

15 Aplicações Web para Professores

Boas ferramentas para planejar aulas, trabalhos e ensinar novas idéias aos alunos. 15 aplicações web que certamente serão úteis nas gestão das tarefas diárias, tudo, à distância de um clique!

 

GOOGLE APPS

O e-mail é de momento o meio preferido de comunicação para estudantes e pais. Quer enviar um relatório a alguém? Convocar os pais de um aluno para uma reunião? Telefonar para o local de trabalho dos pais nem sempre é a melhor opção. Envie um e-mail e é oficial. O Google Apps fornece-lhe serviços a preços competitivos para instituições de ensino.

 

 

EditGrid é um aplicativo online que fornece uma quantidade enorme de recursos. Está a planear uma viagem escolar, ou a programar as aulas para o próximo período? Editgrid pode-lhe dar uma grande ajuda.

 

 

Esta aplicação dá-lhe total mobilidade, sem sair de casa. Se pretende dar uma palestra numa escola a uma grande distância, dar conteúdos extra aos seus alunos durante o fim de semana, sem ter de ir à escola, Brainhoney permite-o. Pode criar atividades, tarefas, exercícios ou mesmo cursos completos seguindo as normas standard da escola.

 

Edmodo é uma rede social de aprendizagem para professores e alunos, criando uma rede de comunicação segura e fiável, como alternativa ás redes sociais. Fornece-lhe partilha de ficheiros, calendário, microblogging, entre outros.

 

Se pretende melhorar a sua auto-confiança e conhecimento participando em debates, Create Debate é um ótimo local para o fazer. Esta aplicação ajuda os estudantes a avaliar, analisar e sintetizar os tópicos de estudo, debatendo de  forma intelectual e directa com os seus colegas.

 

Backboard é a forma máis rápida e eficaz de os estudantes terem opinião e aprovação dos seus documentos, por parte dos professores. Basta enviar o ficheiro para a plataforma, e convidar o professor ou colegas para dar uma opinião
sobre o documento. Podem ser adicionadas notas, citações e realce de texto para dar a opinião. Simples e eficaz

 

ClassMarker é um serviço online de testes, que permite a professores criar testes, formulários, perguntas de sim/não, permite integrar num website e partilhar com os alunos todas estas funcionalidades.

 

EduBlogs está construído sobre a plataforma WordPress, oferecendo uma maneira fácil e segura para professores e alunos criarem e gerenciarem os seus blogs. É fácil e rápido alterar o design, permitindo ao utilizador montar um blog educacional com vídeos, fotos, podcasts entre outros, abertos ao público ou só aos seus alunos.

 

A parte difícil do processo de educação é fazer com que os alunos compareçam nas aulas. Alguns alunos mais habilidosos poderão adulterar os registos de comparência, ou mesmo fazê-los desaparecer. Para evitar estas situações, um sistema online de registo de comparência irá ajudar, podendo ser enviado um e-mail aos pais com os relatórios ou mesmo exportar um ficheiro para ser. Engrade

 

Com quase 70 milhões de documentos históricos em arquivos digitais, Footnote é um recurso fantástico para professores de história. Footnote

 

Se está desconfiado como é que o aluno que adormece todos os dias na aula, apareceu com um excelente trabalho feito, esta é a ferramenta ideal para si. Permite verificar se há plágio ou não, à distância de um clique. Plagiarismdetect

 

Glogster é uma ferramenta online para envolver os seus alunos de forma criativa, onde podem criar cartazes de colaboração digital, documentos online com texto, fotos, vídeos, gráficos, etc.

 

Tem um pressentimento que ultimamente os seus alunos não têm prestado atenção? Sparknotes vários guias de estudo que são simples de ler e compreender para os alunos. Uma leitura desses guias de estudo poder mudar o seu ensino, mais ao jeito da curva de aprendizagem dos seus alunos.

 

O nome diz tudo, Teacher Tube é o youtube dos professores. Milhares de vídeos educacionais estão disponíveis gratuitamente para os mostrar aos seus alunos nas salas de aula. Os vídeos são maioritariamente produzidos por professores.

 

Moodle é o sistema de Gerenciamento de Aprendizagem mais conhecido no mundo. É grátis e open-source e pode ser usado para criar websites de ensino. A idéia por trás do Moodle é promover a colaboração, atividades, reflexão e crítica entre os alunos.

via: pontobi

Não a pedofilia!

Dói de olhar? Imagine o que sente uma criança?
Por Denise Carceroni


É para chocar, é para refletir, é para reproduzir no seu blog para chamar a atenção daqueles que ainda não acordaram para essa realidade, que pode estar aí, bem mais perto do que você imagina.
image

via:criandocriancas, casadomenor

Quem com ferro fere…

26 de setembro de 2010

A Suprema Felicidade, de Arnaldo Jabor

O filme conta a história de uma família que tenta ser feliz.
Paulo, filho de um piloto da aeronáutica frustrado por ter sido impedido de ser piloto de caça e uma dona de casa infeliz por ser proibida pelo marido de trabalhar, é o protagonista da trama, que o mostra crescendo e vivendo conflitos e paixões típicas de um menino normal. Nesta família conturbada, o avô de Paulo, Noel, é um boêmio otimista inveterado que aconselha e conversa com o menino sobre as coisas mais difíceis em seu crescimento, como amor, felicidade, sexo e outros assuntos.

Arnaldo Jabor mostra, com este filme, que bom cinema não precisa ser afetado. Não precisa ser inatingível e cheio de masturbações de estilo por parte do diretor. Jabor se diverte na direção e diverte o público. A Suprema Felicidade é um filme que nos faz parar para pensar o tempo todo, incluindo os momentos pós-créditos.

via: papodehomem

24 de setembro de 2010

Inventando moda…

Invenções curiosas, e algumas não passaram disso mesmo. Outras como o sistema de navegação para automóveis, que foi criada em 1932, deve ter sido o ponto de partida para os atuais sistemas de navegação incorporados em alguma automóveis nos dia de hoje.
monociclo Monociclo inventado pelo italiano M. Goventosa de Udine que, ao que parece, podia alcançar os 150 quilómetros por hora, ainda que não quero nem imaginar o perigo que seria conduzir um aparelho assim. Imagem de 1931.
         Protecção de plástico contra tempestades de neve. Montreal, Canadá, 1939.
Câmara em pistola, um Colt de 1938 que, ao disparar, efectuava fotografias de forma automática. Que ideia mais sinistra… Radio portátil em chapéu, 1931.
                     Prototipo de veiculo de todo o terreno inglês, 1936.
                                 Caravana extensível francesa, 1934.
                                Ponte portátil para emergências, 1926.
                           Sistema de navegação para automóveis, 1932.
                                Aparelho para evitar(?) atropelamentos, 1924.
                                            Piano de cama, 1935.
                                             Bicicleta anfíbia, 1932.

via: terra a marte

23 de setembro de 2010

Tá explicado…

Stringbike, o nome é esquisito, mas esta bicicleta não precisa de correias para funcionar.

Visão do sistema simétrico da StringbikeDesigners húngaros desenvolvem bicicleta sem correia

Designers da empresa húngara Stringdrive criaram uma bicicleta que, ao contrário do sistema comum, não utiliza correias e sim um princípio de impulso a partir de dois fios. Ainda segundo os criadores, essa mecânica de funcionamento, além de ser eficiente, traz mais conforto ao usuário.

Como ela funciona?

Segundo a empresa responsável, a utilização do sistema simétrico para propulsão da bicicleta funciona com dois pares de fios idênticos ligados aos pedais: um par ao lado direito e outro ao esquerdo. A movimentação dos pedais faz com que tais fios também se movam, porém em direção contrária.

Ou seja, enquanto os fios ligados ao pedal da esquerda vão para frente, os associados ao da direita se movem para trás, por exemplo. A rotação dos pedais, por sua vez, gera a movimentação de um braço rotatório ligado aos fios e que move um mecanismo presente na roda e o força a girar, movimentando a bicicleta.

Os dois lados do sistema (direito e esquerdo) se movimentam de forma simétrica, porém em direções opostas e, a associação dos fios ao restante do mecanismo, proporciona o impulso necessário para a locomoção da bicicleta. Adicionalmente, o sistema de pedais poderia ser trocado para atividades diferentes, como uma corrida ou terreno montanhoso.

Embora seja fato que o mecanismo tradicional não precisa de substituição, pense em todas as vezes que você teve a calça manchada de óleo da correia, ou que ela ficou difícil de pedalar pela falta de óleo ou desgaste.


via: baixaki

22 de setembro de 2010

Documentário do Lira Paulistana - d'eu sodade!

Documentário resgata o lendário Lira PaulistanaClipboard02

No velho porão do Lira, espaço de vanguarda e efervescência cultural, despontaram grupos como Rumo, Premê, Língua de Trapo e Ultrage a Rigor

Mais de 40 degraus separavam a porta de entrada do palco. Mas quem não se aventurou pela escadaria que levava àquele porão não vivenciou um dos mais estimulantes movimentos culturais experimentados pela cidade de São Paulo no início da década de 1980.

O teatro Lira Paulistana, que funcionou de 1979 a 1986 no bairro de Pinheiros foi, a um só tempo, palco para uma música que as gravadoras não queriam ouvir e microfone para um grito cultural que a ditadura deixara entalado.

“Contar a história do Lira é contar a história de toda uma geração”, resume Riba de Castro, um dos fundadores do espaço de arquitetura intrigante e sons vanguardistas.

Muita gente sabe que aquele palco teve como habitués artistas como Ná Ozzetti, Paçoca, Vânia Bastos, Cida Moreyra, Luiz Tatit, Wandi Doratiotto, Tetê Espindola, Arrigo Barnabé, Laura Finocchiaro, Laerte Sarrumor, Jorge Mautner, Nelso Ayres, Boccato e Lanny Gordan.

“Aquele era o momento em que o País estava mudando. Éramos meio hippies. O sonho não tinha acabado ainda.”

Riba de Castro, um dos sócios do emblemático Teatro Lira Paulistana, atualmente morando em Madrid, em breve fará o caminho de volta a São Paulo para realizar um documentário que resgatará e tornará pública a memória do Lira.
O documentário pretende mostrar não só a indiscutível importância do Lira como palco da música de vanguarda em São Paulo, mas também registrar sua importante atuação em outras áreas como a gravação de discos, o jornalismo cultural, a produção editorial e as artes plásticas.

via: terra

O tempo enlouqueceu em Guarulhos…

O meteorologista Miguel Pantera explicou que a chuva forte e muito rápida não permitiu que as pedras de gelo derretessem antes de cair no chão. Segundo Pantera, já houve registros de gelo sobre as ruas da capital, mas não com a mesma intensidade.
Gravação do momento da chuva de granizo em Guarulhos/SP dia 21/09/2010

Bruce Ping Pong…

Tentando se comunicar…

image image
image image
image image
image image
image image
image image

21 de setembro de 2010

22 de Setembro - Dia Mundial Sem Carro, veja 100 motivos para andar a pé

Dia Mundial sem Carros

Especialistas mostram por que vale a pena calçar o tênis e praticar a caminhada


No dia 22 de setembro, você tem um motivo a mais para isso: aderir às ações do Dia Mundial sem Carro, criado em 1996 pelos franceses em protesto à poluição ambiental. De lá para cá, cidades do mundo engajaram-se no movimento.
A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, que tonifica o corpo e queima muitas calorias , afirma a personal trainer do MinhaVida, Valéria Alvim. E, se você ainda está em dúvida quanto a deixar o carro na garagem, acompanhe as dicas abaixo.

Os consultores da MPR e autores do Guia de Corrida, Fábio Rosa e Emerson Gomes, listam a seguir cem motivos capazes de convencer qualquer pessoa a abrir mão do volante, e não só uma vez por ano. Mas sempre que possível.

Acompanhe:
1- Aumenta a liberação de endorfinas, ajudando no combate do stress, ansiedade e depressão.
2- Tonifica a musculatura das pernas, coxas e glúteos
3- Possui um gasto médio de 200-300 kcal/hora
4- Na subida o gasto calórico pode aumentar para até 450kcal/hora
5- Melhora a circulação sanguínea
6- Auxilia na prevenção de varizes
7- Auxilia no controle da pressão arterial
8- Auxilia no controle do colesterol, diminuindo o HDL( bom colesterol) e aumentando o LDL ( mau colesterol)
9- Aumenta a massa muscular
10- Melhora a atividade do sistema imunológico
11- Ajuda a prevenir a osteoporose, através da compressão imposta aos ossos pelo impacto da caminhada
12- Aumenta o metabolismo de repouso, aumentando assim o gasto calórico diário
13- Aumenta a capacidade dos pulmões absorverem o oxigênio
14- Auxilia no combate a diversos tipos de câncer
15- Alivia os sintomas da TPM
16- A caminhada durante a gestação pode facilitar o parto, por manter a musculatura firme
17- Acelera a recuperação pós-parto
18- Acelera a recuperação de cirurgias
19- Aumenta a força dos membros inferiores
20- Melhora flexibilidade
21- Acelera a atividade do sistema nervoso, auxiliando na condução de impulsos
22- Auxilia no controle postural, pois exige sustentação do tronco
23- Diminui riscos de derrame cerebral
24- Auxilia no controle e prevenção da diabetes
25- Ajuda a prevenir a obesidade
26- Auxilia no combate ao tabagismo
27- Melhora a auto estima
28- Combate a insônia
29- Praticamente sem contra indicações
30- Você fica mais disciplinado, pois caminhando para o trabalho, há horário a cumprir e com isso impõe um ritmo a seu organismo
31- Tem baixo custo. Basta apenas um calçado confortável com amortecedor
32- Aumenta o contato com o meio ambiente, ficando livre do ar condicionado do carro e do escritório
33- Auxilia na absorção de vitamina D, se realizada durante o dia devido à irradiação solar
34- Sem pegar o carro, você colabora com o trânsito
35- Colabora com o controle da emissão de gases que provocam o aquecimento global
36- Você fica livre dos congestionamentos e do stress que os engarrafamentos provocam aos motoristas
37- Deixando o carro na garagem, você gasta menos dinheiro com combustível
38- Você economiza com o altíssimo valor cobrado pelos estacionamentos
39- Pode fazer suas comprar durante a caminhada de ida e volta ao trabalho, evitando a perda de tempo em se deslocar somente para isso
40- Caminhar nas ruas permite observar melhor a arquitetura dos prédios e descobrir lugares nunca antes observados
41- Caminhar nos parques permite observar a natureza
42- Aumenta a percepção de umidade e temperatura
43- Caminhar em contato com a natureza pode reduzir ainda mais a ansiedade, pois a cor verde traz tranqüilidade
44- Podemos observar as nuvens no céu, o que dificilmente pode ser feito dentro de um carro
45- Podemos ver o nascer do sol enquanto caminha em direção ao trabalho
46- Podemos desenvolver a audição prestando atenção nos sons dos carros que se aproximam
47- Em um parque, podemos ouvir o cantar dos pássaros
48- Podemos ver o pôr do sol enquanto voltamos do trabalho
49- Enquanto caminhamos, podemos conversar com os amigos
50- Caminhando diariamente, você fica em forma e pode até economizar com a academia
51- Você ganha uma maior resistência aeróbica
52- Auxilia na tonificação da musculatura dos membros inferiores;
53- Aumenta o seu gasto calórico
54- Fortalece os tendões
55- O impacto da caminhada rápida ajuda na calcificação dos ossos, retardando ou evitando a osteoporose, problema que afeta principalmente mulheres
56- Ajuda a controlar a ansiedade
57- Combate a depressão
58- Controla a pressão arterial
59- Contribui para a diminuição dos valores da freqüência cardíaca de repouso (basal)
60- Estimula a socialização
61- Trabalha o equilíbrio do corpo
62- Fortalece as articulações
63- Reduz risco de arteriosclerose
64- Reduz o risco de AVC (acidente vascular cerebral)
65- Reduz risco de infarto do miocárdio
66- Auxilia no controle do colesterol
67- Auxilia no controle do diabetes
68- Aumenta a eficiência do sistema imunológico
69- Age no controle do estresse
70- Reduz o risco de câncer no cólon
71- Auxilia na prevenção do reumatismo
72- Ajuda na melhora da disposição para o dia-a-dia
73- Combate sentimentos de inadequação
74- Melhora a auto-estima
75- Ajuda no controle da obesidade
76- Diminui o risco de lesão devido ao baixo impacto (comprando à corrida)
77- Auxilia no ganho da massa óssea
78- Diminui o risco de varizes
79- Diminui o risco de lombalgia
80- Contribui para o aumento da flexibilidade
81- Aumenta a resistência anaeróbica
82- Ajuda a corrigir vícios posturais
83- Melhora a estabilidade articular
84- Contribui para a melhora de problemas de circulação
85- Considerada a prática mais segura de exercícios aeróbicos do ponto de vista ortopédico e cardiovascular
86- Ajuda a fortalecer braços e troncos (se houver boa utilização dos braços, no movimento da caminhada)
87- Ajuda na oxigenação cerebral, auxiliando na circulação do sangue pelo corpo
88- Traz a sensação de bem-estar
89- Auxilia no aumento da força
90- Reduz o risco de câncer de mama
91- Ajuda a combater a insônia
92- Aumenta a produção endorfina
93- Auxilia no combate à asma
94- Auxilia no trabalho digestivo
95- Melhora o metabolismo energético
96- Combate os radicais livres
97- Melhora a qualidade do sono
98- Retarda o envelhecimento
99- Contribui para a diminuição do risco do diabetes tipo 2
100- Diminui os triglicérides.

via: portal de caragua