30 de agosto de 2010

Câmeras russas: puro fascínio

Clipboard01As linhas austeras e olhar peculiar de uma câmera russa durante a União Soviética são inconfundíveis. É um outro mundo, seu peso, a robustez da construção,  indecifráveis siglas cirílico moderno. Construídos para durar, quem é a dono de uma Zenit,,Chaika, , de Smena, Lomo ou uma Moskva tem, além de equipamento fotográfico excelente, um pedaço do antigo império soviético ...

Clipboard02 A história por trás das câmeras da Rússia segue a história da Revolução. É nos anos pós-revolucionários que as primeiras câmeras desse tipo aparecem, parte da estratégia soviética eterno rival para o mundo ocidental e mostrar que a tecnologia socialista é melhor do que um capitalista. Uma das primeiras câmeras primeira foi, no entanto, uma cópia descarada da alemã Leica, e foi nomeado FED. A sigla significa Felix Dzerjinski Edmundovich fundador da polícia secreta Tcheka, que mais tarde se tornaria a KGB. Tudo muito patriótico.

1934, o FED 1 foi lançado, uma réplica exata da Leica 1a, apenas um número limitado de cópias. tecnologia Socialista teve, a partir daí, a conhecimentos necessários para produzir equipamentos de alta qualidade fotográfica. Ainda mais delicada a sua parte, o polimento das lentes foi conseguido com grande precisão.

Clipboard03Enquanto FED se tornou a marca, outros se seguiram. O caso da Zenit, que se tornou muito popular no Ocidente. A Zenit 3, produzida em 1960 usava apenas mecanismos rudimentares, foi uma das mais interessantes de todas elas.

Clipboard04 Clipboard05A Stereo Zorki,, comercializada em 1948 foi muito semelhante ao FED. Tinha, porém, a possibilidade de ser acrescentado um dispositivo incorporado capaz de tirar fotografias estereoscópicas, um gênero muito popular na época, que desde então deixou de ser usado. O Sputnik, lançado em 1955, assim como o satélite de mesmo nome, foi especificamente concebida para fazer este tipo de imagens.
Clipboard06Uma das mais antigas câmeras, em conjunto com Fed, foi o Sport, um nome incomum, neste contexto. Foi também uma das câmeras, para levar o sistema reflex de lentes. Observe o grande volume do prisma em sua parte superior.Clipboard07 Clipboard08 A Estafeta, era uma câmera médio formato de filme 6x6, produzidos em 1960. Grandes e pesadas. Por outro lado, no mesmo ano, a Vega modelo de Kiev foi lançada, rivalizando com as pequenas câmeras japonesas . Por fim, uma raridade, o Horizont 202, especialmente concebida para tirar fotos panorâmicas. A objetiva gira 120 º  e imprimiu um filme de 24 milímetros com comprimento de 58 mm.
Clipboard10

via: obvius

Nenhum comentário: