1 de janeiro de 2011

Tinariwen – o blues do deserto

image

O grupo apresentou-se pela primeira vez em 1982 , em um festival em Argel , com o nome de Taghreft Tinariwen, depois abreviado para Tinariwen (lugares vazios, ou algo assim) . Durante a rebelião tuareg dos anos 1990, suas canções eram uma mensagem de esperança e um sinal à resistência, e tiveram uma grande difusão em fitas cassetes .

Com a assinatura, em Malí, do Pacto National de 1992 e o regresso da paz, Tinariwen começa atuar em vários festivais. O líder do grupo desde 1993 a 1999 foi Mohamed ag Ansar (Manny) que, na atualidade, é o diretor do Festival do Deserto.

Seu primeiro disco, The Rádio Tisdas Sessions, foi gravado em 2002 utilizando energia solar. Começaram a ser conhecidos em Ocidente a partir de sua atuação em janeiro de 2003 no primeiro Festival do Deserto (Lhe Festival au Désert), organizado para celebrar o fim da guerra entre as tribos tuaregs e o governo de Malí. O lugar eleito foi Essakane, um oásis distante de Bamako e Tombuctú, e o festival contou com o apoio do Ministério de Cultura e do de Artesanato e Turismo de Malí.

O disco seguinte, Amassakoul, 2004, foi um sucesso internacional e se apresentaram na Europa, Estados Unidos, Canadá e Ásia.

O diretor cinematográfico francês Jeremie Reichenbach realizou um documenário sobre o grupo, Teshumara, lhes guitares da rébellion touareg (Teshumara, as guitarras da rebelião tuareg), que, em 2006, recebeu o Grande Prêmio da SACEM, a sociedade de autores da França.  wikilingue

image Imidiwan: Companions


2009

 

image

Live in London

2009

image

Akh Issudar

2008

imageAman Iman: Water is Life

2007
image

Amassakoul

2004

image

Amassakoul

2004

image

Radio Tisdas Sessions

2002

Nenhum comentário: