Em março de 2008 foi anunciado com grande repercussão o software Melodyne Editor, que permite algo inédito e impensado até então.
Imagine a situação 1:
Um pianista toca o seu instrumento nota por nota, o áudio dessa composição é gravado no computador, cortado em pedaços, para ser reorganizado em uma nova música.
Isso é relativamente fácil e já vem sendo feito a mais de 20 anos e se popularizou a 5 anos com os poderosos samplers de software.
Imagine a situação 2:
O pianista agora está tocando acordes (3 ou mais notas ao mesmo tempo), ele com fúria vai solando e emendando os sons.
O trabalho de dividir cada nota que forma o acorde, parece impossível. É nesse ponto que o a tecnologia por trás do Melodyne entra, dividindo os acordes em notas que podem ser acessadas diretamente e reorganizadas.
Inicialmente a tecnologia desenvolvida pela Celemony permite apenas trabalhar com um instrumento apenas, mas em um futuro poderemos dividir todos os instrumentos de uma música completa para fazer a nossa própria composição, brincando com cada um dos elementos, como se você mesmo tivesse produzido, essa nova produção pode ser uma versão modificada da música original ou ainda melhor usar apenas os diferente elementos para criar uma nova música.
Melodyne - Direct Note Access
Agora só falta inventarem uma maquina do tempo para você fazer uma música com o Jim Morisson, Janis Joplin ou Jimi Hendrix! Se a tecnlogia “DNA” já não for quase isso?
Origem:Ilan Kriger on Friday Jan 23, 2009 Under Música, Software para Djs, Software para Live Pa
Nenhum comentário:
Postar um comentário