2 de março de 2009

Rolling Stones Exile Book



Apesar do relativo fracasso comercial, e das duras críticas da imprensa especializada na época, Exile on main street, é na minha humilde opinião um dos melhores discos, e provavelmente o melhor desta fase dos Stones.

A história da gravação daria para escrever um livro,e deu. Uma Temporada no Inferno com os Rolling Stones já foi lançado no Brasil. A obra de Robert Greenfield conta em detalhes sobre um momento da carreira dos Stones, por volta de 1971/72.

Em 1971 a coroa britânica cobrava altos impostos dos seus suditos, Keith Richards alugou uma mansão em Villefranche Sur Mer,(um castelo gótico chamado Villa Nellcote) na Riviera Francesa, sul da França.

A princípio, Richards estava lá para se livrar das drogas. Tento imaginar este povo todo convivendo nesta mansão, com suas mulheres, filhos, amigos, empresários, músicos....

O vídeo traz duas músicas que eu mais gosto do álbum duplo, e pelas fotos é possível se ter uma idéia do que foi esta convivência.

Sempre achei a fase mais alcoólica e criativa da band, com um certo ar de improvisação. Os barracos com vizinhos e a policia francesa mostram um pouco de tudo, sexo, drogas e Keith Richards, Bill Wylman, John Lennon, Eric Clapton. Entre tantos problemas o disco teve que ser finalizado nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: