2 de junho de 2009

Sainkho Namtchylak

A fabulosa cantora com impronunciável nome, Sainkho Namtchylak,nasceu em 1957, em uma pequena vila de Tuva, uma antiga república soviética que faz fronteira com a Mongólia.

A música interpretada por Namtchylak é uma música religiosa, e caracteriza-se por nela se encontrar um enorme espectro de vocalizações guturais, revelando aquilo a que se referem os estudiosos anglo saxónicos como "overtone singing", nota que acaba por ser a faceta mais visível, pela invulgaridade, do canto Tuva (a designação dada à música confunde-se com o nome da terra de onde é ela originária).







O canto tuva é, estritamente, reservado aos homens, sendo inconcebível, ofensivo até, para os seguidores da religião tuva, que uma mulher interprete tais ritos.

De tal modo assim era que Namtchylak, não obstante se tenha dedicado ao estudo do canto tuva a nível universitário, numa fase inicial em Tuva, tendo depois concluído a licenciatura em Moscovo, nunca tenha visto o seu título reconhecido.

O fundamentalismo tuva, e a má relação deste com Namtchylak e a sua música, atingiu o auge em 1997, quando a cantora, então radicada em Vienna, visitou a sua terra natal e foi vítima de uma espera e subsequente agressão em grupo, sempre motivada pelo facto de se tratar de uma mulher a interpretar canções religiosas tuva, que a deixou meses em coma, às portas da morte.

Namtchylak recuperou, voltou a cantar e, numa atitude provocatória, dobrou o seu canto num caminho de fusão, misturando o tuva com tendências electro e avant-garde


Nenhum comentário: