2 de junho de 2009

Segunda geração no espaço...

Essa sexta-feira marca um momento histórico: a tripulação permanente da Estação Espacial Internacional (ISS) passa de 3 para 6 tripulantes. A Soyuz TMA-15 levou um belga, um canadense e um russo que se juntaram a outro russo, um americano e um japonês. Uma tripulação realmente internacional. É a primeira vez que todas as 5 agências espaciais - NASA, ESA, Roscomos, JAXA e CSA - terão representantes ao mesmo tempo na estação.

A Missão 20, que se inicia oficialmente agora, terá a presença do cosmonauta Roman Romanenko. O interessante é que seu pai também foi um cosmonauta, Yuri Romanenko. O belga Frank De Winne que participa dessa expedição, ficará para a próxima e será o primeiro astronauta da Agência Espacial Européia a comandar uma missão. A passagem da missão 20 para a 21 terá outro feito inédito: 3 espaçonaves Soyuz estarão atracadas ao mesmo tempo na ISS.

Patch das missões XX e XXI da ISS:


Patch da Soyuz TMA-15
Desde a Soyuz 14, a Rússia tem lançado concursos para crianças e adolescentes elaborarem o design dos seus patches. O anjo, figura central do patch da TMA-15, foi criação de Yura Menkevich, um órfão de 15 anos da Sibéria Ocidental. A arte final é da própria Roscomos.



via: newserrado

Nenhum comentário: