26 de maio de 2010

Here Comes The Sun Emerson…

De George Harrison para Emerson Fittipaldi

Emerson Fittipaldi sofreu o mais grave acidente de sua carreira em setembro de 1997, justamente na semana em que comemorava os 25 anos do primeiro título da Fórmula 1. Em vez de comemorações, Emerson passou a data no Jackson Memorial Hospital, de Miami, preparando-se para uma cirurgia da coluna. Foi o resultado de uma aventura que por pouco não teve fim trágico.

No domingo anterior, Emerson saiu para passear de ultraleve nas vizinhanças de sua fazenda de laranjas em Araraquara, interior de São Paulo, junto com o filho Lucca, de 6 anos. Depois de uma hora de vôo, perdeu o controle do aparelho, que despencou de uma altura de 100 metros sobre um pântano. Após uma dramática operação de resgate ainda na noite de domingo e a bem-sucedida operação em Miami, Emerson conseguiu dar alguns passos, na sexta-feira. Sua carreira como piloto e campeão do automobilismo, no entanto, chegou ao fim. Na quinta-feira, Stephen Olvey, o médico oficial da Fórmula Indy, anunciou que Emerson está fora das corridas de carro para sempre.

Ser obrigado a deixar o que mais ama, principalmente para os esportistas, é traumático. Algumas homenagens foram feitas, mas tímidas. Fittipaldi nunca foi um Senna do carisma e audiência. Os programas relembravam a carreira do ex-piloto num modo de obrigação. Muito clichê, pouca significância nos depoimentos.

Contudo, um merece a lembrança. Poucas pessoas no mundo devem ter tido a honra de receber tão importante depoimento. Mais do que isso, Emerson Fittipaldi talvez tenha sido o único ser humano que ganhou uma adaptação de Here Comes The Sun para seu nome. Exatamente: George Harrison, de Londres, gravou um depoimento ao tri-campeão.

Parece algo tão distante um ex-beatle para um piloto de corridas brasileiro. Mas o fato é que Harrison era fanático por automobilismo. Daí a amizade.

Pequeno comentário: Nós damos pouco valor ao que esse cara fez pela F1, se fosse inglês teria uma estátua em cada esquina.

via: quem matou a tangerina

Nenhum comentário: