26 de junho de 2010

A SELEÇÃO CHEGOU ÀS OITAVAS EM 1o.

Nino PrataAUTO_frank

Ufanistas leitores, os soldados de Dunga empataram com os comandados de Carlos Queirós e chegam às oitavas de final de mais uma Copa, com méritos: primeiro do Grupo G. Só não foi 100%.

Na próxima fase, a seleção canarinho terá pela frente o Chile, freguês de outras oitavas. Preparemo-nos para o melhor, então.

O jogo, no Estádio Moses Mabhida, em Durban, foi apitado por Benito Archundia, do México, que faz história em Copas como o mais longevo apitador da competição.

Brasil e Portugal já se enfrentaram em Copas duas vezes, com esta. A primeira, de triste memória - a de 1966 - porque a seleção da época, com toda a bagunça que precedeu a convocação, o preparo e tudo o mais, ainda contava com Pelé.

jb O camisa 10 foi caçado em campo e saiu, de vez, da competição na Inglaterra. Portugal venceu a porfia por 3 a 1. Houve quem sugerisse dar o troco agora, mas o Brasil já entrou em campo no Moses Mabhida  com a vaga garantida para a próxima fase. Os lusitanos também praticamente já tinham carimbado o passaporte para as oitavas. Restava apenas decidir quem se classificaria em primeiro e a quem caberia o segundo lugar na chave.

A Costa do Marfim, com chances remotas, se vencesse com folga de gols a Coreia do Norte e o Brasil batesse Portugal, ainda sonhava com a possibilidade de ser ela mais uma equipe africana a prosseguir na competição. Não conseguiu, mas se despediu  honrosamente da competição com os 3 a 0 sobre a equipe asiática.                                                         

Torcida foi da olah! à vaia

br1 O que me intriga é que o técnico português consegue montar um time com 3 avançados (que é como eles lá chamam os atacantes) e médios (meio-campo) mais ofensivos que o Dunga.

Por que a seleção de Dunga não poderia ser mais ousada ou, pelo menos, usar o jogo desta sexta (25) contra uma equipe forte para ver como se saem, por exemplo, Nilmar e Grafite mais Robinho ou Nilmar, Robinho e Luís Fabiano; ou ainda Nilmar, Luís Fabiano e Grafite?

Sem falar que nas laterais vamos bem em uma e sofríveis na outra, e no meio tivemos 2 volantes mesmo, e apenas 1 meia, com o reforço de mais um lateral.

Mas, não! Se Nilmar entra é porque não joga Robinho; se Grafite vai pro jogo quem br3 saí é o Luís Fabiano. Lúcio, em certos momentos, foi o melhor atacante, mas fez graças na defesa que poderiam ter dado de bandeja um golzinho pros gajos.

Numa delas, Júlio César confirmou a condição de melhor guarda-redes do mundo, mas ao ser atendido deixou à mostra sugestiva proteção lombar. Para que expor um goleiro num jogo que pouca coisa decidia, em vez de dar a vez para Gomes ou, mesmo, Dono?                          

A partida nem portuguesa com certeza foi porque o vocabulário de uns e outros difere, não apenas o esquema de jogo. O Brasil foi superior a Portugal nos escanteios, que Daniel Alves parece ter desaprendido a cobrar; em cartões amarelos quase empatamos e nas substituições perdemos em ousadia.

O jogo oxo foi também chocho. Sábia é a torcida brasileira que foi da olah! à vaia com os adeptos lusitanos. Tinha até faixa alfinetando Cristiano Runaldo, ao lembrar que Ronaldo só tem um, aquele que é o maior artilheiro das Copas e, hoje, é tuiteiro desta.  

O time que levou o Brasil às oitavas é este:

Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos; Daniel Alves, Gilberto Silva, Júlio Baptista (Ramires), Felipe Melo (Josué), Nilmar; Luís Fabiano (Grafite)

Técnico: Dunga

Portugal passou com:

Eduardo; Ricardo Costa, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Fábio Coentrão; Tiago, Pepe (Pedro Mendes),  Raul Meireles (Miguel Veloso); Danny (Simão), Cristiano Ronaldo, Duda (Simão)

Técnico: Carlos Queirós

Veja como ficou o Grupo G:

bras

 

Faltou um pontinho

marf A Costa do Marfim goleou a Coreia do Norte por 3 a 0, e até foi pouco pelo que os dois times apresentaram no Estádio Mbombela, em Nelspruit, em jogo apitado pelo espanhol Alberto Undiano.

Até os marfinenses golearam os pernas-curtas vermelhos, viu Dunga? Ficaram em terceiro na tabela, mas saem honrados da Copa porque terminaram apenas 1 pontinho atrás dos patrícios.

Yaya Touré, Romaric e Kalou balançaram as redes adversárias, que marfide tão pesadas (a Coreia do Norte levou 12 gols e marcou apenas 1, na gente!!! - viu,  Dunga?) devem ir para o livro dos recordes.

Em ritmo acelerado, Keita e Gervinho por pouco não abriram o placar em menos de 10 minutos de bola rolando. Quatro minutos depois, Boka cruzou rasteiro, Yaya Touré dominou e bateu colocado, no canto esquerdo.

O segundo gol teve a participação de Drogba, que aos 21 carimbou o travessão e, no rebote, Romaric tocou de cabeça para o gol vazio. O massacre marf3dos elefantes se anunciava, e Gervinho quase fez o terceiro gol aos 38 minutos. O meia marfinense recebeu sozinho na área e chutou cruzado. A bola resvalou na trave e foi para fora.

Na segunda etapa, a Costa do Marfim deu aquela aliviada... no ritmo. Mesmo assim, trabalhando mais a bola, completou a goleada simples, chegando aos 3 a 0 , aos 36: Boka cruzou e Kalou se antecipou à defesa norte-coreana para desviar com o pé direito.

 

Meia Fúria incomoda

cxe3 No jogo em que a Espanha venceu o Chile por 2 a 1, a melhor notícia veio para o Brasil. Os espanhóis, que a meu ver ainda não mostraram tudo de que são capazes, assumiram a liderança do Grupo H e enfrentarão Portugal nas oitavas.

Com o segundo lugar os chilenos serão os adversários do Brasil, na segunda (28), e virão com seu sistema defensivo no prejuízo. Waldo "el Che" Ponce tomou o segundo amarelo, bem como Medel; Estrada foi expulso. Três lacunas que El loco Bielsa terá de preencher da melhor maneira. Se bem que, em seleções, não é raro reservas superarem titulares quando têm a oportunidade de ir pro jogo.

A notícia que preocupa, mas aí atinge os dois lados, e não é novidade, é que o tempo de descanso entre uma partida e outra, agora, é menor, viu Daniel Alves?

Para o Chile, bastaria o empate contra a Espanha; a Fúria, por sua vez, ainda não cxe1 disse a que veio nesta Copa. As duas seleções queriam porque queriam continuar na competição. Mas tinham a Suíça no meio do caminho - que, porém, não foi nenhuma pedra nas chuteiras dos rivais a uma vaga nas oitavas; e Honduras, com remotas chances de seguir até a próxima fase. 

Por aí se vê como meia Fúria incomoda muita gente. Villa fez o terceiro gol dele na Copa, ao abrir o placar aos 24 do primeiro tempo, e deve estar agradecido ao goleiro chileno. Bravo (troca de nome, cara!) saiu estabanado para cortar o avanço de Torres pela esquerda do ataque, marcado, e carrinhou a bola em direção ao 7 espanhol em vez de despachá-la pro mato. Com o gol escancarado, foi só tocar de primeira, esnobando na curva que a jabulani desenhou no ar antes de morrer no canto esquerdo do gol.

O Chile jogou bem? Sim! Foi pro ataque? Sim! Como fez nos demais jogos, até agora. É uma equipe que dá gosto de ver em campo, principalmente do meio pra frente.

A Espanha fez o segundo gol ainda no primeiro tempo. Villa lançou Iniesta, bem colocado, que teve calma e categoria para chutar de chapa tirando a bola de Ponce, à sua frente, e de Bravo.

cxe2 Bravo mesmo ficou El loco Bielsa em boa parte do segundo tempo. Fez as alterações que poderia, assim como Del Bosque, e o Chile até diminuiu para 2 a 1. Millar, que já veio como uma das mudanças no intervalo, aos 44 segundos furou na hora do arremate para as redes de Casillas. Aos 2 minutos, se redimiu, ao chutar como se deve, e contou com o desvio da bola em Piqué para dentro do gol, fora do alcance do goleiro. O zagueiro espanhol não anda com sorte neste Mundial.

Até a metade do segundo tempo, espanhóis e chilenos criaram mais oportunidade de gol, mais os europeus que nossos vizinhos. Daí até os acréscimos (apenas 2 minutos - até o juiz não aguentava mais), foi um dos tempos de jogo mais sonolentos da competição. Quem parece ter acordado foi a Fúria, enquanto os chilenos sofreram a primeira derrota de uno equipo sudamericano en la competición. 

Os times que levaram Espanha e Chile às oitavas são estes:  

Chile - Claudio Bravo; Mauricio Isla, Gary Medel, Waldo Ponce, Gonzalo Jara; Arturo Vidal, Marco Estrada, Jorge Valdívia (Esteban Paredes), Mark González (Rodrigo Millar); Alexis Sánchez (Fabián Orellana), Jean Beausejour  

Técnico: Marcelo Bielsa

Espanha - Iker Casillas; Sergio Ramos, Gerard Piqué, Carles Puyol, Joan Capdevila; Andrés Iniesta, Sergio Busquets, Xavi, Xabi Alonso (Javi Martínez), David Villa; Fernando Torres (Cesc Fábregas)

Técnico: Vicente del Bosque

Abaixo, como ficou a classificação:

espa

 

Ninguém no meio do caminho

su1 Se haveria a possibilidade de uma equipe atravessar o caminho de espanhóis e chilenos, Suíça e Honduras não conseguiram concretizá-la.

O jogo no Free State, em Bloemfontein, acabou em 0 a 0, com arbitragem do argentino Hector Baldassi. Os suíços criaram mais chances de marcar no primeiro tempo, mas desperdiçaram todas. Uma delas de forma bisonha: Nkufo, ao tentar ajeitar a bola no peito, não teve categoria para tratar a jabulani como se deve.

No segundo tempo, Honduras até tentou chegar à sua suprimeira vitória, mas o máximo que conseguiu foi alcançar 1 ponto. Até em chances perdidas o jogo foi  igual. Suazo recebeu cruzamento da direita e cabeceou, de raspão, pra fora do gol. Foi do atacante o passe para Alvarez, que até colocou com estilo para boa defesa de Benaglio, desviando para escanteio.

A Suíça ainda teve como fazer um golzinho, mas Frei (abençoada figura!) não anda lá essas coisas. 

 

As oitavas sul-americanasamorim2

A fase inicial da Copa terminou e trouxe nada de novo no futebol jogado em campo. As seleções são preparadas, ao que parece, para não perder e, se possível, ganhar - salvo raras exceções.

Surpresas sempre acontecem e, dependendo de que lado a gente esteja, são benvindas; impossível não comemorar o vexame dos franceses - que nem deveriam estar na Copa - e o tropeço dos italianos, que nos deixam, por enquanto, como pentacampeões isolados. Com o detalhe de a próxima Copa ser aqui.

Teremos tempo suficiente de nos prepararmos de modo a exorcizar o fantasma do maracanaço?

É de se comemorar também que os sul-americanos avançaram na competição, com méritos. Estão aí Argentina, Uruguai, Paraguai, Brasil e Chile, pela ordem da data de classificação das equipes.

A lamentar, sinceramente, o fato de apenas uma seleção africana ter passado de fase.

Do lado europeu, teremos duas partidaças, entre Alemanha e Inglaterra e o clássico ibérico com Portugal e Espanha.

Teremos mais surpresas? Gana, Estados Unidos, uma delas vai pras quartas de final; Holanda deve passar pela Eslováquia. Será? Coreia do Sul enfrenta o Uruguai, já neste sábado (26), e México, a Argentina, no domingo. Bienvenidas sorpresitas!!!    

linha

Frases

"Em Mundial, qualquer time pode te bater" - (Vicente del Bosque, técnico da seleção espanhola, antes do início da Copa, ao avaliar o decantado favoritismo da Fúria)

"Não gosto do Dunga, mas pensei que não viveria para ver um treinador da seleção brasileira peitar a Globo, dizer que está lixando para os privilégios assinados no passado." - (Juarez Soares, jornalista esportivo, sobre a convocação ao Dia sem Globo em apoio a Dunga. Por anda o velho e bom China? Respostas pra coluna, rápido...)

Salompas ou emplastro sabiá?

Não é implicância, mas pode ter relevância. Júlio César, titular do brDunga na seleção, dividiu a bola, livrou a gente de tomar o gol. Ao ser socorrido, deixou à mostra a proteção que usa na lomba.

Fim de jogo, explica: "Tô zerado, tô tranquilo". A Susana Werner deve ter ficado feliz, mas cá entre nós se está tudo bem com o atleta, pra que proteção daquele jeito?

O avançado português que dividiu o esférico com nosso guarda-redes disse que bem que tentou aplicar-lhe a cueca, mas o relvado não permitiu o remate e por pouco os dois não foram ao poste. Pena que, na tentativa de não atingir o adversário, tenha-lhe rasgado a  camisola.

Bacalhau na cachaça

Ju A-Kim, lembram-se dele? Pois eis que o luso-nipônico, nascido nas Coreias (sim, ele foi parido bem na fronteira), nos brinda com a receita de bacalhau no saquê, que cá entre nós - explica o mestre-cuca - pode ser

linha

cbf-bacalhau cachaca

       Bacalhau na cachaça

  • pegue o Cristiano Runaldo, o Deco, o Liedson e... reserva!
  • coloque o Ricardo Carvalho para congelar durante os próximos 20 dias;
  • exprema bem o Simão até ficar só o bagaço;
  • tire a pele do Hugo Almeida e ponha para secar por 20 dias;
  • ponha no pilão o Raul Meireles e chame o Júlio Baptista para socar bem;
  • pique em pedacinhos o Eduardo, o Miguel, o Bruno Alves e salgue bem;
  • amasse o Coentrão e o Tiago e ponha numa britadeira para moer bem;
  • adicione o Pedro Mendes, o Duda, o Pepe, o Ricardo Costa, o Daniel Fernandes, o Paulo Ferreira, o Beto, o Rubem Amorim, o Miguel Veloso, o Rolando, o Danny, todos bem picados, e deixe curtir em molho bem apimentado durante 20 dias;
  • misture tudo numa tina com cachaça até a tampa e... reserva!!!
  • leve a fogo alto com óleo fervente;
  • deixe no forno até 2014.

E, aí, é só servire!!!

linha

El loco de piedra

Marcelo "Napoleón" Bielsa, técnico do Chile, - dizem - está cada vez mais louco mesmo. Além de não dar entrevista e mandar recado aos jogadores só por meio do preparador físico, quando faz palestras enfatiza que o medo é o elemento mais positivo para incentivar a equipe, e não a confiança.

Trata-se de "um sentimento mais puro", diz El loco, seja lá o que isso queira dizer.

Rodriguisen

rodr

Tem são-bernardense na Dinamarca. A galera da Catanduva chama a atenção do colunista que Rodrigo Nogueira encarnou no Jacobsen, número 6, não no futebol porque Rodrigo jogou muito mais, mas na fisionomia e no jeito como ia pra barreira.

O craque são-bernardense gostava mesmo é de cobrar falta, de canhotinha, geralmente nas redes adversárias.

Nota de esclarecimento

Melhor que de falecimento. Estou muito à vontade com esse movimento de boicote à Globo porque, já dizia Stanislaw Ponte Preta, se não engano, o clique na mudança de canal é a melhor coisa que existe no aparelho de TV.

Em esportes, tem muita emissora que dá banho na do plin-plin... é só saber escolher.

 

Por hoje, é isso.
Mensagens para esta coluna devem ser enviadas para ninoprata@yahoo.com.br
fotos: agência brasil

Lembro que o texto desta coluna sai também no site www.cliqueabc.com.br

fotos: getty images, aft, reuters

charge; frank, amorim, jb

Nenhum comentário: