2 de julho de 2010

A SELEÇÃO CHEGOU ATÉ ONDE DEU...

liberati Nino Prata

Hexaspemos* leitores, os soldados de Dunga plantaram a cada dia as sementes do hexa, que frutificarão na certa a ponto de amadurecer o fruto de mais um título mundial em 2014. Nada como uma Copa após a outra. O Brasil é o único que esteve em todas elas, e a próxima será aqui. Saímos, em certo sentido, em vantagem.

Basta corrigir erros, oAUTO_alecrimtimizar acertos. Muito bate-boca ainda vai rolar: por que a contusão de Elano foi malcuidada? Por que Nilmar, quando entra, tem de sair Luís Fabiano? Não dá pra jogar pra frente, com atacantes? Lúcio, bom demais na zaga,  com Juan, é quem tem de ir pra frente, tentar jogadas de ataque, quando não ainda arrematar pro gol adversário.

Pra que tanto treino secreto? Pra que tanto rancor e ironia pra cima de jornalistas que estão ali a trabalho, não por mero entretenimento?

Por que insistir num Kaká meia-bomba e deixar Ronaldinho que vive, de novo, grande momento em seu clube? No jogo desta sexta (2) pelas quartas de final, já tinha até feito o título, mas aí...

 

Emperrou o câmbio!

simon Lembram-se de que num dos títulos mais recentes da coluna coloquei que o Brasil havia engatado a primeira? Pois é, o câmbio emperrou. A laranja já estava meio bichada, depois do gol de Robinho, o Brasil havia conseguido bem mais escanteios do que a Holanda, se fechava bem na defesa, eu já tinha até feito o título sobre o jogo: Tá bichada!!!

Pode até estar bichada, mas tem o Robben infernizando o lado esquerdo de nossa defesa; tem o Kuyt oportunista; tem o Sneijder organizando tudo; tem o Van Persie bom de bola, de passe. Os holandeses se movimentam muito em campo e, na maioria das vezes, o fazem bem. E teve o elemento-surpresa, Ooijer, que entrou pra marcar firme as nossas esperanças de gol. Sem falar em Von Bommel, De Jong, Bronckhorst.

Não dá para discutir números, a menos que sejam manipulados. A Holanda continua 100% na Copa, a cada partida amplia a sua invencibilidade. Jogo bonito, bonito mesmo, não existe mais, pra desespero de quem, a meu exemplo, gosta de futebol jogado com técnica, pra frente.

Havia um tempo em que eu sonhava: quando ganhasse aquela bolada na loteria, formaria um time só, pra fazer exibição; poderia até tomar goleadas, mas como jogaria bonito. Nele só entrariam jogadores do estilo Dicá, João Paulo, Pita, Zenon (cito de propósito gente que não teve oportunidades numa seleção brasileira), mas também Rivellino, Gerson, Clodoaldo, Tostão, Didi, Garrincha, Canhoteiro, Carlos Alberto Torres, Nilton Santos, Zico, Falcão, Edmundo, Neto. O goleiro? Só poderia ser Gilmar dos Santos Neves. Pra sacanear, Pelé seria o técnico.

Aí me vinha à mente a letra da música: “Sonhar mais um sonho impossível”, da peça Dom Quixote. Cantada pela Bethânia, claro.

Brasil perder por 2 a 1 para um time desses da Holanda, em jogo muito bem disputado, com um gol só de diferença, não é demérito. Deixo aqui apenas o que, para mim, foram os lances capitais. A conclusão é de cada um de vocês.

1º. tempo - Jogo começa faltoso; em 3 minutos, duas faltas brasileiras e Clipboard06 uma holandesa; Luís Fabiano é advertido pelo árbitro; 6´, Robben ajuda a sua defesa e faz graça no domínio de bola; 7´, Juan rouba a bola, avança, de seus pés sai a jogada do gol brasileiro, em conclusão de Robinho; bandeira assinala impedimento de quem passou a bola para o camisa 11; 9´, Robinho recebe lançamento preciso e precioso de Felipe Melo, e executa Stekelenburg, adiantado: 1 a 0; 10´, Kuyt chuta no canto direito, Júlio César espalma; na cobrança de escanteio, o goleiro rebate pra longe da área; 13´, falta de Heitinga (cartão amarelo) em Luís Fabiano; o pontapé, sem bola, poderia ser merecedor de vermelho; 14´, Lúcio erra na saída de bola; Michel Bastos faz falta em Robben; 16´, Van Persie bate direto, muito forte, longe do gol; 18´, Robinho acerta Robben no meio de campo, o jogo segue; 19´, Juan, soberano, sai na cobertura, toma a bola e vai pro ataque; 21´, Felipe Melo é atingido por Von Bommel, depois de aplicar chapéu; 23´, falta de Michel Bastos em Robben; Lúcio toma a bola, sai jogando e é derrubado; 24´, Kaká recebe passe de Maicon, zaga chega e manda pra escanteio; 25´, Juan recebe a bola na área, depois de boa jogada de Daniel Alves, mas pega mal o chute; 27´, Kaká cai pela direita e é derrubado por Ooijer, que é advertido pelo árbitro; 30´, Kaká bate de chapa, pro ângulo esquerdo de Stekelenburg, que faz boa defesa; 34´, jogada ridícula de Robben, no que seria cobrança de escanteio: ele passa por cima da bola, mas toca nela, que quase não sai da meia lua do canto; 35´, Sneijder dispara foguete e Júlio César só abafa, bem colocado; 36´, Michel Bastos faz falta em Robben e recebe amarelo, o segundo dele na competição; 37´, Bonckhorst chega junto de Daniel Alves, no meio de campo; 40´, Luís Fabiano se estranha com a zaga na área holandesa; 42´, Van Persie derruba Maicon no ataque brasileiro; 43´, Luís Fabiano consegue mais um escanteio; 45´, Choque na área brasileira; 46´, jogada da esquerda pra a direita do ataque, bola sobra para Maicon arrematar, com abola desviando no goleiro.

2º. tempo – Brasil erra na saía de bola, de maneira grotesca, que sai pra lateral; Felipe Melo faz graça, a bola sobra pra Robben, que não acredita no presente do meia; 1´, Van der Wiel recebe amarelo por simular falta; 2´, Clipboard05 escanteio depois de boa troca de passes Kaká-Robinho; 5´, falta no meio de campo; 7´, Robben sofre falta; 8´, Sneijder manda a bola pra área, Júlio César sai mal junto a Felipe Melo, que toca de leve na bola, que vai pras redes brasileiras: 1 a 1; 9´, Van Persie se contunde, fora de campo; 15´, Maicon vai pro ataque, serve Kaká, que sofre falta; 19´, De Jon recebe amarelo por segurar Robinho; 20´, Kaká demora pra se definir, chuta de chapa e a bola sai à esquerda, sem perigo; 21´, escanteio holandês; 222´, Juan não brinca em serviço e manda pra escanteio; 23´, Robben cobra à meia altura, na cabeça de Kuyt, que desvia para Sneijder marcar, também de cabeça: 2 a 1; 24´, falta de Daniel Alves para impedir contra-ataque; 26´, falta em Robinho, no campo Clipboard02 brasileiro; 27´, Felipe Melo é expulso por falta dupla, seguida de pisão em Robben; 29´, Robben, que inferniza a defesa brasileira, pela direita, recebe falta; 30´, Brasil poderia ir pro tudo ou nada, ao preparar Nilmar, mas entra o 21 e sai o 9, Luís Fabiano; 34´, Kaká faz falta em nosso campo; Van Persie cobra, de longe, muito forte, pra fora; 35´, Nilmar consegue mais um escantClipboard04eio; Lúcio pega de primeira, depois da cobrança; é novo escanteio, de onde quase sai gol; Kuyt desvia de cabeça, rasteiro, pra fora; 38´, Júlio César defende na hora certa; 42´, Juan vai bem na cobertura porque Huntelaar já chegava pro arremate; 43´, falta em Lúcio no ataque; 44´, Daniel Alves se concentra  todo e bate na barreira; 46´, Daniel Alves reclama de estar sofrendo muitas faltas; 47´, Júlio César tenta a ligação direta.

O time holandês que conseguiu passar para as semifinais é este:

Maarten Stekelenburg; Gregory van der Wiel, Johnny Heitinga, André Ooijer, Giovanni van Bronckhorst; Arjen Robben, Mark van Bommel, Wesley Sneijder, Nigel de Jong, Dirk Kuyt; Robin van Persie (Klaas-Jan Huntelaar)

Técnico: Bert van Marwijk

 

Gana elimina-se nos pênaltis

Clipboard08 A briga da raça celeste contra Gana, para ver quem chegava às semifinais, só poderia dar mesmo em prorrogação, pênalti, enfim, nenhum dos dois lados iria entregar fácil a rapadura. Sobraram força e disposição pras duas equipes; faltou categoria a Gyan e Mensah e, mais ainda, a Maxi Pereira, nos instantes cruciais e decisivos.

Em jogo franco e muito disputado, nos seus 120 e poucos minutos, uruguaios e ganenses, com o empate de 1 a 1, chegaram a um final eletrizante. Gana saiu na frente, mas só aos 46 do primeiro tempo, num chute bem calibrado de Muntari, do meio da rua; Gyan teve tempo de se abaixar, e a jabulani foi certeira pra o canto esquerdo de Muslera.

Lugano saiu contundido de campo, e espera-se que possa recuperar-se para a próxima fase. Desde que na equipe médica uruguaia não tenha um dr. Runco da vida.

No segundo tempo, para não deixar barato, o Uruguai empatou logo aos 8 minutos comClipboard07 Forlán. Em mais um de seus chutes, com categoria, cobrou falta de direita pra balançar as redes de Kingson.

Teve de tudo antes de irem para os pênaltis: Gana pressionou, a partir dos 9 da etapa final da prorrogação, com Gyan e Boateng por pouco não vencendo o jogo. Faltando 1 minuto para acabar o drama, em bate-rebate na área uruguaia, Suárez tirou com as mãos a bola que definiria a vitória africana. O centroavante recebeu cartão vermelho e desfalca a celeste contra a Holanda, nas semifinaiClipboard09s.

Gyan pegou a bola, foi com calma até a marca do pênalti e mandou a jabulani com  força... no travessão. Indignada, a bola nem voltou pro campo. Foi o primeiro – e decisivo – pênalti perdido.

Depois foram mais alguns minutos de agonia, terminada em 4 a 2 pros uruguaios. Forlán, Victorino, Scotti e Abreu mandaram pras redes suas cobranças; Gyan, Appiah fizeram os seus.

Mas Maxi Pereira chutou pra fora; Mensah e Addiah, displicentes, bateram para fácil defesa de Muslera.

A seleção do Uruguai passou às semifinais com:

Fernando Muslera; Maximiliano Pereira, Diego Lugano (Andrés Scotti), Mauricio Victorino, Jorge Fucile; Álvaro Fernández (Nicolás Lodeiro), Diego Pérez, Egidio Arévalo, Edinson Cavani (Sebastián Abreu), Luis Suárez, Diego Forlán.

Técnico: Óscar Tabárez

image

Frases da Copa

Perdemos por causa do Felipe Melo, a personificação da segunda ‘era Dunga’... talvez o mundo do ‘Patriotismo Cego e Burro Futebol Clube’ tenha acabado - (Marília Ruiz, jornalista)

Dunga é um manipulador. Exige transparência, mas não é transparente. Coloca-se como dono da verdade, mas a esconde quase o tempo todo. - (Marcelo Damato, jornalista)

“... somos o país com a maior cultura futebolística. Quando o menino nasce, ele ganha uma bola (Óscar Tabárez, técnico uruguaio)

Estamos vivendo um sentimento especial. Temos toda a África nos apoiando e não nos sentimos pressionados, pelo contrário (Asamoah Gyan, atacante ganense que joga com a 3)

image

*Hexaspemo é o que contém 6 sementes

image

Por hoje, é isso.
Mensagens para esta coluna devem ser enviadas para ninoprata@yahoo.com.br
fotos: agência brasil

Lembro que o texto desta coluna sai também no site www.cliqueabc.com.br

fotos: getty images, aft, reuters

charges: liberati, alecrim, simon

Nenhum comentário: