28 de setembro de 2010

15 Aplicações Web para Professores

Boas ferramentas para planejar aulas, trabalhos e ensinar novas idéias aos alunos. 15 aplicações web que certamente serão úteis nas gestão das tarefas diárias, tudo, à distância de um clique!

 

GOOGLE APPS

O e-mail é de momento o meio preferido de comunicação para estudantes e pais. Quer enviar um relatório a alguém? Convocar os pais de um aluno para uma reunião? Telefonar para o local de trabalho dos pais nem sempre é a melhor opção. Envie um e-mail e é oficial. O Google Apps fornece-lhe serviços a preços competitivos para instituições de ensino.

 

 

EditGrid é um aplicativo online que fornece uma quantidade enorme de recursos. Está a planear uma viagem escolar, ou a programar as aulas para o próximo período? Editgrid pode-lhe dar uma grande ajuda.

 

 

Esta aplicação dá-lhe total mobilidade, sem sair de casa. Se pretende dar uma palestra numa escola a uma grande distância, dar conteúdos extra aos seus alunos durante o fim de semana, sem ter de ir à escola, Brainhoney permite-o. Pode criar atividades, tarefas, exercícios ou mesmo cursos completos seguindo as normas standard da escola.

 

Edmodo é uma rede social de aprendizagem para professores e alunos, criando uma rede de comunicação segura e fiável, como alternativa ás redes sociais. Fornece-lhe partilha de ficheiros, calendário, microblogging, entre outros.

 

Se pretende melhorar a sua auto-confiança e conhecimento participando em debates, Create Debate é um ótimo local para o fazer. Esta aplicação ajuda os estudantes a avaliar, analisar e sintetizar os tópicos de estudo, debatendo de  forma intelectual e directa com os seus colegas.

 

Backboard é a forma máis rápida e eficaz de os estudantes terem opinião e aprovação dos seus documentos, por parte dos professores. Basta enviar o ficheiro para a plataforma, e convidar o professor ou colegas para dar uma opinião
sobre o documento. Podem ser adicionadas notas, citações e realce de texto para dar a opinião. Simples e eficaz

 

ClassMarker é um serviço online de testes, que permite a professores criar testes, formulários, perguntas de sim/não, permite integrar num website e partilhar com os alunos todas estas funcionalidades.

 

EduBlogs está construído sobre a plataforma WordPress, oferecendo uma maneira fácil e segura para professores e alunos criarem e gerenciarem os seus blogs. É fácil e rápido alterar o design, permitindo ao utilizador montar um blog educacional com vídeos, fotos, podcasts entre outros, abertos ao público ou só aos seus alunos.

 

A parte difícil do processo de educação é fazer com que os alunos compareçam nas aulas. Alguns alunos mais habilidosos poderão adulterar os registos de comparência, ou mesmo fazê-los desaparecer. Para evitar estas situações, um sistema online de registo de comparência irá ajudar, podendo ser enviado um e-mail aos pais com os relatórios ou mesmo exportar um ficheiro para ser. Engrade

 

Com quase 70 milhões de documentos históricos em arquivos digitais, Footnote é um recurso fantástico para professores de história. Footnote

 

Se está desconfiado como é que o aluno que adormece todos os dias na aula, apareceu com um excelente trabalho feito, esta é a ferramenta ideal para si. Permite verificar se há plágio ou não, à distância de um clique. Plagiarismdetect

 

Glogster é uma ferramenta online para envolver os seus alunos de forma criativa, onde podem criar cartazes de colaboração digital, documentos online com texto, fotos, vídeos, gráficos, etc.

 

Tem um pressentimento que ultimamente os seus alunos não têm prestado atenção? Sparknotes vários guias de estudo que são simples de ler e compreender para os alunos. Uma leitura desses guias de estudo poder mudar o seu ensino, mais ao jeito da curva de aprendizagem dos seus alunos.

 

O nome diz tudo, Teacher Tube é o youtube dos professores. Milhares de vídeos educacionais estão disponíveis gratuitamente para os mostrar aos seus alunos nas salas de aula. Os vídeos são maioritariamente produzidos por professores.

 

Moodle é o sistema de Gerenciamento de Aprendizagem mais conhecido no mundo. É grátis e open-source e pode ser usado para criar websites de ensino. A idéia por trás do Moodle é promover a colaboração, atividades, reflexão e crítica entre os alunos.

via: pontobi

Nenhum comentário: