31 de outubro de 2010

Fazendo a coleta seletiva…

Como separar o lixo reciclável do lixo comum

SEPARAÇÃO DO LIXO

O lixo comum – restos de comida, papéis de banheiro, fraldas descartáveis, absorventes íntimos, isopor e poeira de varredura – deverá ser jogado pelo tubo coletor ou coletores específicos para o lixo comum, em sacos bem fechados.

O lixo reciclável – plásticos, vidros, jornais, embalagens longa vida, papelão, alumínio, ferro – deverá ser colocado limpo e seco no chão ou em coletores específicos para coleta seletiva.  Estes materiais serão recolhidos diariamente pelos faxineiros e depois levados pelo caminhão da cooperativa, que virá periodicamente.

ÓLEO VEGETAL USADO
O óleo usado em frituras deverá ser colocado em uma garrafa pet e deixado junto com os materiais recicláveis, para ser encaminhado depois à reciclagem (fábrica de sabão).

PILHAS E BATERIAS
Na saída de serviço e na garagem superior colocaremos coletores próprios para as pilhas e baterias, que depois serão entregues em pontos de coleta. O Banco Real, por exemplo tem pontos de coleta de pilhas e baterias por todo o Brasil.

LÂMPADAS FLUORESCENTES
Deverão ser colocadas junto com os materiais recicláveis. Serão devolvidas aos revendedores.

TREINAMENTO DA EQUIPE DE LIMPEZA
Os funcionários responsáveis pela limpeza deverão ser treinados para realizarem a separação final dos materiais recicláveis no depósito da garagem, que serão recolhidos pelo caminhão da coleta seletiva.

A COLETA SELETIVA SÓ TEM VANTAGENS E NENHUMA DESVANTAGEM:

    1. O prédio fica mais limpo, sem mau cheiro e sem baratas;
    2. Os catadores de rua que reviram os coletores na calçada antes da chegada do caminhão da Comlurb não mais virão, ao encontrarem apenas lixo comum;
    3. O meio ambiente é poupado da extração de recursos naturais;
    4. O país gera mais empregos em cooperativas, sucateiros e usinas de reciclagem, retirando catadores dos lixões e possibilitando-lhes um meio de vida mais digno;
    5. Toneladas de embalagens de vidro, plástico, ferro, alumínio, papel e papelão deixam de ser despejadas nos aterros sanitários, que têm a sua vida útil aumentada.

Ações individuais podem se tornar ações coletivas. Dê o primeiro passo. A sua colaboração é muito importante para o sucesso desta idéia!

via: naturallimp, verde.infolink, Programa de coleta seletiva - Guia de implantação. zonadeequilibrio

Nenhum comentário: