23 de janeiro de 2011

Landell ou Marconi?

Padre_Landell_Morua Movimento busca reconhecimento para brasileiro inventor do rádio

Um grupo de radioamadores lidera um movimento, cujo objetivo é fazer com que as escolas brasileiras reconheçam que o padre gaúcho Roberto Landell de Moura foi o inventor do rádio. Atualmente, os estudantes aprendem que o criador do veículo de comunicação foi o físico italiano Guglielmo Marconi. De acordo com os registros históricos, a iniciativa dos radioamadores faz justiça a Landell de Moura, que obteve a concessão de patente da tecnologia do rádio em 1901 no Brasil e nos Estados Unidos.
Mas porque Marconi é reconhecido como o inventor do rádio se Landell de Moura obteve a patente dez anos antes do italiano? “Provavelmente o fato de Marconi, que além de físico era empresário, ter levado a tecnologia aos consumidores de diversos países por meio de uma exitosa estratégia de comercialização do invento”, avalia a gerente de Promoção da Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Diana Jungmann. (abn news)

Existe um abaixo-assinado, pleiteamos que as autoridades do governo brasileiro que reconheçam o padre-cientista Roberto Landell de Moura como o Pai das Telecomunicações. Que as suas invenções sejam, portanto, incluídas no curriculum escolar obrigatório. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)  emitiu um selo para comemorar os 150 anos do nascimento de Roberto Landell de Moura.

landell
Conheça o Movimento Landell de Moura

via: abn news

Nenhum comentário: