20 de agosto de 2010

9 encurtadores de URL para facilitar a vida…

Bit.ly

byt
É o serviço que nós do Link usamos, no nosso Twitter. Após um cadastro, você tem acesso ao número de cliques que seu link recebeu e até mesmo de que local do mundo eles vieram. Há como saber também quem mais encurtou o mesmo link que você. O site ainda oferece aplicativos para o Firefox e para celulares.

Migre.me

migr

migre
O mais popular site de compressão brasileiro. Permite que você consulte links suspeitos, para não cair na armadilha dos crackers. A única desvantagem é que você não pode acompanhar os cliques de todos os seus posts. Apenas os tweets mais populares têm esse privilégio, em um ranking na página principal.

TinyURL

 tn
Pioneiro, hoje o TinyUrl perdeu espaço. Além de comprimir seu link, você pode personalizá-lo. Possui bookmarklet, para você guardar seus endereços favoritos.

Notlong

nobl
No Notlong, você pode acompanhar as estatísticas do seu Twitter e criar URLs personalizadas. Os serviços não diferem muito dos outros sites já apresentados.

Is.gd

is
Para quem precisa de mais espaço para escrever, o Is.gd é o ideal: gera micro-URLs. Também possui bookmarklet.

Miud.in

miun

Criado pelo brasileiro Eduardo Maçan, o Miud.in faz graça com o jeito de falar dos mineiros. Ele pode não ter o design mais elegante dentre os encurtadores de URL, mas por fazer parte do projeto 301works.org, os links criados por ele continuarão ativos mesmo que o servidor exploda em mil pedacinhos e não exista chance de recuperação. Ah, eles têm até uma extensão para Chrome.

Bacn.me

Quem não gosta de um bom filete de bacon? Então por que não colocar bacon na sua URL curta antes de postá-la em um microblog qualquer? Bacn.me oferece esse nada gorduroso serviço, por um preço meio chato: é preciso digitar um captcha antes. Essa prática não é adotada largamente entre esse tipo de site, mas por uma URL deliciosamente baconificada eu acho que qualquer sistema anti-robô vale à pena.

Não recomendado para quem usa internet discada pois pode entupir a conexão com placas de gordura e provocar um ataque cardíaco no seu modem.

TinyArro.ws

Tiny Arrows quer dizer “pequenas flechas”. E é exatamente isso que o site se propõe a fazer. Ele cria endereços com desenhos de flechas a partir das URLs que são encurtadas. O endereço http://➡.ws/tbpost por exemplo, te traz de volta a esse post se for aberto em um navegador compatível. A desvantagem dele (e possivelmente o motivo pelo qual ele não atingiu uma audiência maior) é que você precisa esperar 7 segundos pelo redirecionamento. E isso é FAIL.

ShadyURL

A maioria dos encurtadores de URL deixa o endereço pequeno. Dependendo da quantidade de caracteres, o ShadyURL também faz isso. Mas ele oferece um serviço extra criando uma URL suspeita (que em inglês, pode ser traduzido para shady) e ao mesmo tempo inofensiva (dependendo de quem a criou, claro).

Quer um exemplo? http://5z8.info/nazi_z1r0j_bomb-plans pode parecer apontar para um arquivo contendo planos de bombas nazistas, mas o endereço vai é te trazer de volta para esse post.

via: tecnoblog. blogs,estadao

Nenhum comentário: