23 de julho de 2011

Afeganistão anos 50 e 60

O que foi feito desse país?


19Algum tempo atrás, era um país absolutamente diferente. Mulheres afegãs tinham carreira na medicina, iam ao cinema e estudavam nas universidades de Cabul. Fábricas afegãos produziam tecidos e outras mercadorias. Havia a lei e a ordem e o governo poderia implementar grandes projetos de infra-estrutura como a construção de usinas hidrelétricas e estradas. Pessoas comuns tinham esperança no futuro ... Tudo isso foi destruído pelos trinta anos de guerra.

23 
O campus da Universidade de Cabul, pouco mudou desde então. As pessoas que mudaram. Na década de 50-60, os alunos preferiam as roupas de estilo ocidental, e os jovens de ambos os sexos poderiam se comunicar livremente uns com os outros.

44 Anteriormente a educação era muito valorizada. Se você ia para a escola e tirava boas notas, teria uma chance de ensino superior ou mesmo para estudar no exterior e se tornar uma parte da classe média. Hoje, as pessoas se tornaram mais cínicas. Eles não vêem conexão entre educação e uma vida melhor. Em vez disso, eles vêem que aqueles que conseguiram alcançar o poder e riqueza, fez isso por meios ilegais.


143Com a ajuda da Alemanha, o Afeganistão construiu sua primeira usina hidrelétrica (foto) no início dos anos 50. Naquele tempo era considerada uma obra de arte. Ela ainda funciona, mas, infelizmente, nos últimos oito anos, o governo afegão não construiu qualquer outras usinas.
Único projeto governamental realizado foi  o projeto de  expansão da linha de transporte para o Uzbequistão.


191
Na década de 60, durante o Dia da Independência do Afeganistão, Cabul foi iluminada durante nove dias. Hoje é sempre escuro durante a noite. As ruas estão vazias, a vida noturna nem se quer é mencionada.

Matéria completa
via: englishrussia

Nenhum comentário: