30 de outubro de 2012

Aos 86 anos, Chuck Berry é homenageado pelo Hall of Fame

 

"É difícil pra mim apresentar Chuck Berry, porque eu copiei todos os acordes que ele já tocou!"

Keith Richards

1351401043_chuckberry

Chuck Berry: se emocionando e anunciando fim da carreira


Durante a homenagem do Rock and Roll Hall Of Fame, realizada neste final de semana, Chuck Berry agradeceu estar vivo para ver alguém como Barack Obama na presidência dos Estados Unidos. “Nunca achei que um homem com suas qualidades e características poderia ser nosso líder. Meu pai achava que eu não viveria para ver isso. Agradeço a Deus por ter conseguido”. Após essa declaração, o pai do Rock precisou fazer uma pausa na coletiva por ter se emocionado.

Mas a comoção não parou por aí. Ao falar sobre o futuro, Chuck decretou o fim de seus dias de palco. “Meus dias de cantor acabaram. Minha voz se foi e mal consigo ouvir direito. A garganta está gasta e os pulmões não aguentam mais. Acho que isso explica tudo”. Durante a entrevista, Berry precisou de auxílio para compreender algumas perguntas.

 

“Se tentassem dar outro nome ao rock and roll, podiam chamar-lhe 'Chuck Berry'” John Lennon

Chuck Berry ou Charles Edward Anderson Berry (Saint Louis, 18 de outubro de 1926) é um compositor, cantor e guitarrista americano. É apontado por muitos como o inventor do rock and roll. Apesar de ninguém poder garantir que criou o rock and roll sozinho, já que o estilo é produto de um contexto do pós-guerra nos EUA e da mistura de blues, country, música gospel e folk que era feita por vários músicos durante a época, Chuck Berry é considerado, e corretamente  um dos pioneiros do estilo justamente por ter feito a mistura funcionar. De um forma geral só se pode afirmar que o rock and roll foi criado pelos seus pioneiros, o que inclui vários músicos. Foi eleito pela revista Rolling Stone o 5º maior artista da música de todos os tempos, e foi considerado o sétimo melhor guitarrista do mundo pela mesma revista.

 

"Nos anos 50 havia cidades nas quais não podíamos entrar em ônibus. Agora temos a possibilidade de eleger um negro para a Presidência dos EUA. Graças a Deus, finalmente estamos livres."

Chuck Berry

via: whiplash, van do halen, musicauol; wikipédia

Nenhum comentário: