16 de fevereiro de 2026

David Gilmour - About a Face (1984)

 

Lado A
1. Until We Sleep – 5:15
2. Murder – 5:00
3. Love on the Air (letra: Pete Townshend) – 4:19
4. Blue Light – 4:35
5. Out of the Blue – 3:35

Lado B
6. All Lovers Are Deranged (letra: Pete Townshend) – 3:14
8. Cruise – 4:40
9. Let’s Get Metaphysical (instrumental) – 4:09
10. Near the End – 5:36
.

About Face: Gilmour se Libera e Entrega um Rock Pessoal e Viciante
Lançado em 5 de março de 1984, About Face é o segundo álbum solo de David Gilmour e um dos trabalhos mais livres e humanos de sua carreira. Gravado no Pathé Marconi, na França, em plena incerteza sobre o futuro do Pink Floyd, o disco mostra Gilmour trocando as grandes epopeias conceituais por um rock direto, pop e cheio de groove oitentista.
O som é quente, moderno e extremamente bem executado: tem funk nervoso com o baixo fretless de Pino Palladino em “Murder” (um grito de dor pelo assassinato de John Lennon), swing disco em “Blue Light”, baladas emocionantes e arranjos orquestrais elegantes de Michael Kamen. A banda é de outro mundo: Jeff Porcaro (Toto) na bateria, Steve Winwood e Jon Lord nos teclados, Roy Harper e Sam Brown nos vocais de apoio.
Pontos altos: ficam por conta das duas faixas com letras de Pete Townshend (“Love on the Air” e “All Lovers Are Deranged”) e pela afiada “You Know I’m Right”, uma cutucada direta em Roger Waters.
Curiosidade: uma música instrumental que Gilmour não aproveitou foi oferecida a Roy Harper e Pete Townshend. Harper transformou em “Hope” (no álbum Whatever Happened to Jugula?, 1985) e Townshend em “White City Fighting” (onde o próprio Gilmour tocou guitarra).About Face é Gilmour sem máscaras: sincero, bem produzido e cheio de alma.

Nenhum comentário: