1 de outubro de 2015

Tibetanos por Phil Borges


Fotógrafo americano Phil Borges viajando por mais de 30 anos pelo mundo, fez um belíssimo registro fotográfico dos povos tibetanos.
05103-700x700
Shelo, 20 anos e Benba, 17 anos. Nyalam, Tibet."Shelo e Benba, melhores amigos desde a infância. Eles trabalham como empregadas do hotel Nyalame, antiga aldeia tibetana, que se tornou um ponto de trânsito para os escaladores em seu caminho para o Everest. "


01108
Jigme, 8 anos de idade e Sonam, 18 meses. Ladakh, Tibet."Sonam Jigme pertence a uma família de nômades, que tinha acabado de descer do Himalaia em seu acampamento de inverno, localizado no planalto tibetano, a uma altitude de 5.000 m acima do nível do mar. Phil Borges diz que quando eu mostrou a foto dela na foto polaroid, Jigme gritou e correu para dentro da tenda. Percebeu que foi a primeira que se viu, já que não exite espelhos na casa.


03104
Pusung, 64 anos de idade e Dundup, 32 anos de idade. Vale Puga, Ladakh.Pusung "e Dundup - pai e filho.  Seu acampamento fica a 5200 m acima do nível do mar, em dezembro faz muito frio e vento. Eles tinham acabado de orações e se preparavam para sacrificar dois iaques, em nome de inverno saudável. É um ritual muito primitivo, essa cena poderia ser a 200 anos atrás, no pradarias norte-americanas. "


0895
Lobsang, 67, e Tenzin, de 13 anos. Bodhnat, NepalLobsang, juntamente com 66 outros monges haviam sido presos em 1959. Ele foi libertado da prisão há pouco mais de 21 anos e ele é um dos três sobreviventes atualmente. Seu melhor amigo morreu na prisão nas suas mãos. Lobsang Tenzin se conheceram quando ele o reconheceu como a reencarnação de seu amigo. Lobsang diz que vê neste jovem um velho amigo da linha dos que morreram.


0991
Tsezim, 79 anos de idade e caixa de ressonância, de 72 anos de idade. . Dharamsala, na Índia
"Tsezim e Decks - velhos amigos. Eles estavam entre os 100 mil tibetanos que fugiram do Tibete em 1959 com o Dalai Lama. Decks teve seu marido morto durante a revolta. Deca se estabeleceu em Dharamsala, ao lado do Dalai Lama e a sede do Governo Tibetano no Exílio ".
via: daypic

Nenhum comentário: