26 de outubro de 2025

Dee Dee Bridgewater – Red Earth 2007

 

01. Afro blue
02. Bad Spirits (Bani)
03. Dee Dee
04. Mama don’t ever go away (Mama digna sara yé)
05. Footprints
06. Children go ’round (Demissènw)
07. The griots (Sakhodougou)
08. Oh my love (Djarabi)
09. Four women
10. No more (Bambo)
11. Red Earth (Massane Cissé)
12. Meanwhile
13. Compared to what
.

Dee Dee Bridgewater Desenterra o Jazz nas Areias Vermelhas de Mali

Red Earth (2007), obra-prima de Dee Dee Bridgewater, a diva vocal que reinventa o gênero com alma de blueswoman do Delta do Mississippi. Aqui, o jazz contemporâneo explode em fusão hipnótica: vocais caudalosos à la Ella Fitzgerald entrelaçados com kora etérea, ritmos griot e toques flamencos sutis, tudo banhado em texturas desérticas de Mali – um rejuvenescimento radical que prova o poder transformador do jazz.
"Afro Blue" abre com um lamento soulful reinventado; "Bad Spirits (Bani)" evoca espíritos ancestrais em grooves bluesy-africanos; e "Children Go ’Round (Demissènw)" pulsa com cadências arábicas irresistíveis. O verdadeiro tesouro são as colaborações: Toumani Diabaté na kora universal, Oumou Sangaré em vocais potentes, Mamadou Diabaté no balafon e Baba Sissoko nos tambores tamani – uma constelação de 30 mestres malianos que elevam o som a um transe coletivo.
Gravado ao vivo em Bamako durante sua missão como embaixadora da FAO, Bridgewater compôs temas em jam sessions improvisadas com griots locais, capturando essências em takes únicos sem overdubs, para preservar a urgência ritualística. Historicamente, o álbum resgata as raízes africanas do blues, ecoando como o jazz dos anos 70 – de Gillespie a Vaughan

Nenhum comentário: