30 de janeiro de 2026

Willie Dixon - I Am The Blues 1970

 

1. Back Door Man
2. I Can't Quit You Baby
3. The Seventh Son
4. Spoonful
5. I Ain't Superstitious
6. You Shook Me
7. I'm Your Hoochie Coochie Man
8. The Little Red Rooster
9. The Same Thing
.

Willie Dixon: O Pulsar do Blues em "I Am The Blues"
Uma viagem ao coração do Chicago blues com o icônico álbum I Am The Blues, lançado por Willie Dixon em 1970! Esse disco é uma declaração de amor ao gênero, reunindo nove faixas clássicas escritas pelo mestre, mas originalmente imortalizadas por lendas como Muddy Waters e Howlin' Wolf na Chess Records. O estilo é puro Chicago blues elétrico: riffs crus de guitarra, harmonias de armônica que arrepiam e um baixo pulsante que carrega a essência do Delta do Mississippi para as ruas urbanas.
Destaques: "I'm Your Hoochie Coochie Man" explode com energia voodoo, enquanto "Spoonful" e "Back Door Man" capturam aquela malícia sedutora que influenciou o rock inteiro – pense em Doors e Led Zeppelin citando Dixon como inspiração. As participações especiais elevam tudo: Walter "Shakey" Horton na harmônica, Sunnyland Slim no piano e Johnny Shines na guitarra formam o Chicago Blues All-Stars, criando um som coeso e explosivo, gravado em 1969 sob produção de Abner Spector.
Curiosidade: o título do álbum é o mesmo da autobiografia de Dixon, editada por Don Snowden, transformando o disco em uma narrativa pessoal de sua vida nas prisões do Sul e nas noites de Chicago. Outro detalhe fascinante: lançado logo após a venda da Chess Records em 1969, marca o fim de uma era dourada do blues, mas solidifica Dixon como o arquiteto do "Chicago sound".

Nenhum comentário: