29 de janeiro de 2011

Musica raiz…pé na terra.

Tenho ouvido muita coisa ultimamente, anos 60 e 70, folk, jazz, rock, instrumental, blues…e por ai vai.

Recebi esta semana um saraivada e emails do meu filho, e dos amigos dele com preciosidades da música que a muito tempo não ouvia. Não é o caso nem predileção, a gente acaba ouvindo o que esta mais na mídia,  e na mão. Agora parece que essa garotada achou o ninho desses vídeos incríveis, tem o cururu piracicabano, Cido Garoto, Dito Carrara , Andinho , Ricardo Anastácio, Abílio Rosa , Paulete, Abel Bueno, Nhô Serra, Vieira e Vieirinha, Jonata Neto, e por último um causo imperdível do Geraldinho Nogueira.

A seleção de vídeos começa com um documentário sobre o Cururu,  dança do interior de São Paulo, onde a influência indígena marcante, é dançada também em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, ganhou mais força na região Centro-Oeste. Dela, somente os homens participam. Eles tocam viola de cocho, típico instrumento mato-grossense, e reverenciam os santos com rimas e sapateados. / "Cururu, veio de curuzu ou curu, que era como os índios tentavam dizer cruz... "Catequistas se moviam / pra provar o seu amor / aos nativos que temiam / o estranho invasor / mas ouvindo o som mavioso / de uma viola a soluçar / o selvagem, cauteloso, / espreitava, a escutar. (Assim Nasceu o Cururu, Cap. Furtado e Laureano) " O cururu nasceu, dos cantos religiosos marcados por batidas de pé.

Das festas ao redor dos oratórios ganhou os terreiros, nos acontecimentos sociais das fazendas e vilas. Nos anos 30, Mário de Andrade viajou pelo interior paulista, nas suas pesquisas, e observou que no médio-Tietê cururu era desafio improvisado, uma espécie de "combate poético" entre violeiros-cantadores, iniciado com saudações aos santos. Dessa forma ele ainda resiste em cidades como Piracicaba, Sorocaba, Tietê, Conchas e Itapetininga – a chamada região cururueira do estado.

Entre os cururueiros mais famosos do disco estão os irmãos Vieira e Vieirinha, de Itajobi, SP, que brilharam nos anos 50" ...A tradição do cururu, que também existe nos estados do Mato Grosso, Goiás e até na Amazônia, manteve o seu berço no interior paulista, que é onde viveram e vivem seus grandes nomes... A viola é a companheira ideal do cururu, que diferentemente do repente nordestino, tem função melódica e pode também ter acompanhamento de pandeiro e reco-reco..."

PARTE 2

PARTE 3

 

 

Sebastião da Silva, o Nhô Serra e os violeiros: Donisete e Dito Viola. Imagens cedidas pelo seu filho Oscar Francisco da Silva Bueno.

 

 

Disco Voador

Tomara que seja verdade
Que exista mesmo
Disco voador!
Que seja um povo inteligente
Que traga pra gente
A paz e o amor!
Se for pro bem da humanidade
Que felicidade esta intervenção,
Aqui na terra só se pensa em guerra,
Matar o vizinho é nossa intenção!
Os homens de nosso planeta
Dão a impressão que já não tem mais crença,
Ao invés de fabricar remédio
Pra curar o tédio e outras doenças,
Inventam armas de hidrogênio
Usam o seu gênio fabricando bombas
Mais não se esqueça que por mais que cresça
Que perante Deus qualquer gigante Tomba!
Se Deus que é todo poderoso
Fez este colosso suspenso no ar
Por que não pode ter criado
Um mundo afastado da terra e do mar!
Tem gente que não acredita
Acha que é mito os mistérios profundos
Quem tem um filho pode ter mais filhos,
O Senhor também pode ter outros mundos!
O nosso mundo é um espelho
Que reflete sempre a realidade!
Quem planta vinha colhe uva
Quem planta chuva colhe tempestade!
No tempo que Jesus vivia
Ele disse um dia e não foi a esmo
Que neste mundo que a maldade infesta
Tudo que não presta morre por si mesmo!

 

pra acabar…

Nenhum comentário: