The People's Supermarket cresce e desafia crise no Reino Unido O supermercado britânico The People's Supermarket inaugurado em junho de 2010, tem se comércio baseado no sistema de comunidade, cada sócio paga 25 libras por ano e, caso o cliente tenha interesse em trabalhar quatro horas por mês na loja, ganha 10% de desconto em todas as compras. The People's Kitchen, foi idealizado por Arthur Potts-Dawson, chef britânico e sobrinho do Mick Jagger. Seu objetivo é combater o desperdício de alimentos. Frutas e legumes que seriam jogados fora são aproveitados na cozinha para criar bolos, tortas e saladas. “Tudo fecha em Londres no Natal. Mas nós estaremos abertos. Achamos que as pessoas têm direito de comprar uma cerveja ou um doce no dia. Podem vir beber com a gente”, avisa Jacob Pover. A assembléia de associados decide sobre os produtos a serem ou não vendidos. Como princípio, a loja não vende cigarros, vende bebidas das microcervejarias do leste de Londres e produtos fracionados.“Em vez de um saco de açúcar, vamos vender uma xícara. Não queremos que você compre demais, como as cadeias fazem, com promoções de 3 pelo preço de 1. Queremos que você compre o suficiente” declara a CEO da empresa, Kate Bull. |
via: operamundi, thepeoplessupermarket, nyt-innovation