5 de agosto de 2010

O que os emblemas dos automóveis dizem…

Os emblemas dos fabricantes de automóveis são mais do que simples símbolos de identificação das marcas. A maioria deles traz embutidos diversos aspectos da história da marca, capazes de aguçar a curiosidade dos aficcionados por carros.

Os logotipos acompanham o surgimento das primeiras fábricas de automóveis, no final do século passado. Como escuderias, agremiações esportivas e outras associações, os primeiros fabricantes de automóveis não dispensavam um símbolo de identificação do modelo, seguindo uma tradição surgida na Idade Média, como os brasões nobiliárquicos.

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Audi - As quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que formaram a Auto Union, fundada em 1947. São elas: Horch, Audi, Wanderer e DKW. No dia 1º de janeiro de 1985, a Auto Union passou a se chamar Audi AG, com sede empresarial em Nekarsulm, na Alemanha.

Clipboard07 Alfa Romeo - O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha (brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um homem (símbolo da família real milanesa). O nome do fabricante italiano, fundado em 1910, é a combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.
Clipboard06 BMW  - Representa uma hélice de avião, nas cores azul e preta. Foi criada depois que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a abreviatura de "Fábrica de Motores da Bavária" (Bayerische Motoren Werk).
Cadillac - Marca famosa da General Motors, o seu emblema é derivado do brasão da família de Sir Antoine de la Mothe Cadillac , o fundador da empresa. Desperta muita admiração no mundo todo, com sua grinalda de plumas – um verdadeiro clássico!
Clipboard04 Chevrolet - Diz a lenda que o logotipo em forma de gravata borboleta foi baseado na ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado, em 1908. Durant guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da marca de automóvel que fundou em parceria com o piloto Louis Chevrolet.
Clipboard05 Chrysler - A antiga estrela de cinco pontas, formada a partir de um pentágono com cinco triângulos, representa a precisão da engenharia. O logo atual é um escudo com asas, que já havia sido foi adotado entre as décadas de 30 e 50.


Citroën - Os dois "V" invertidos, conhecidos na França como " Deux Chevron", simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro Andre Citroën, fundador da marca francesa.
DKW-Vemag - A fábrica foi inaugurada em 1955, pelo presidente JK. A antiga Vemag - Veículos e Máquinas Agrícolas dedicava-se, desde 1945, à importação de veículos Studebaker dos Estados Unidos, bem como à fabricação de tratores. Da união com a DKW alemã surgiu, em 1957, o primeiro veículo de passeio brasileiro, a camioneta Vemaguet, dotada de um barulhento mas amado motor 3 cilindros de 2 tempos.

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Dodge - O búfalo simboliza a cidade de Dodge, localizada no estado de Kansas (EUA), no oeste norte-americano. A marca pertence à Chrysler.
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Ferrari
- O cavalo preto empinado sobre o fundo amarelo era usado no avião de Francesco Barraca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra Mundial. A pedido da mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari passou a adotar o emblema em seus carros a partir de 1923.
Clipboard01 Fiat - A sigla em letras brancas sobre fundo azul significa Fábrica Italiana de Automóveis de Turim. Por algum tempo as 4 letras foram substituídas por 4 barras inclinadas (brancas ou cromadas) mas, atualmente, o símbolo remonta aos primeiros veículos fabricados pela Fiat.
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Ford - O símbolo oval com a assinatura de Henry Ford permanece quase inalterado desde a fundação da empresa, em 1903. Hoje ele inspira o desenho das grades dos carros da marca.
Clipboard10 Jeep - Marca norte-americana cuja origem vem da pronúncia, em inglês, da sigla G.P. (General Purpose), utilizada para identificar os modelos destinados a vários tipo de uso.
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Lamborghini - O touro que aparece no símbolo dos esportivos italianos é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às lutas de touro, pelas quais era fanático.. Tanto que os carros da marca (Diablo e Murciélago) têm nomes de touros famosos.
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Maserati - O logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno, símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.
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Mercedes-Benz - A estrela de três pontas representa a fabricação de motores para uso na terra, água e ar. Surgiu depois que Gottlieb Daimler enviou cartão postal para sua mulher, dizendo que a estrela impressa no cartão iria brilhar sobre sua obra.
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Mitsubishi - Um diamante de três pontas que remete à resistência e preciosidade . O símbolo veio do nome da marca: "Mitsu" significa três em japonês; "Bishi", diamante.

Nissan - A moldura azul (cor do céu e do sucesso na cultura japonesa) e um círculo vermelho ao fundo (que representam a luz do sol e a sinceridade) remetem ao provérbio "sinceridade leva ao sucesso". Nissan significa "irmão mais velho".
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Peugeot - O leão estilizado, que representa a "qualidade superior da marca" e homenageia a cidade de Lion (França), é usado desde 1919. Desde então, o logotipo sofreu sete modificações.
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Porsche - São dois brasões sobrepostos - o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Stutgartt (o cavalo empinado), sede da marca alemã. A marca adotou o símbolo a partir de 1949.


Puma - Iniciou sua produção em 1964 usando a mecânica do DKW e, em 1967, mudou para a mecânica do Fusca. Os primeiros "Pumas", na verdade DKW-Malzoni, foram feitos para correr e, de fato, sempre brilharam em Interlagos. Foram exportados para diversos países, principalmente para os EUA, entre 1970 e 1980.
Quadrifoglio - O trevo de quatro folhas dos esportivos da Alfa Romeo é o amuleto usado pelo piloto Ugo Sivocci, considerado herói da marca depois de ter morrido em um acidente, em 1923, no circuito de Monza (Itália). A partir daquele ano, todos os carros de corrida passaram a ter esse logotipo na carroceria.


Renault - O losango parecido com um diamante foi adotado em 1925, para sugerir sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças de visual. O primeiro símbolo, de 1898, eram dois "R", em homenagem aos irmãos Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.
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Rolls Royce - Os dois "R" do logotipo eram estampados em vermelho. Com a morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick Royce (1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de luto.
Clipboard20 Saab - Uma das marcas sob controle da GM, a sueca Saab começou a fabricar aviões em 1938. O nome vem de Svenska Aeroplan Akteebolaget. A produção de automóveis começou em 1959. O logotipo circular tem um animal mitológico com cabeça de águia e garras de leão, símbolo da vigilância. O azul de fundo é a cor da marinha.

Simca - No Brasil, marca de prestígio que gozava da fama de ser frágil. Mas não havia como negar que o Chambord (depois Tufão) era um carro lindíssimo! A marca nasceu na França como uma importadora de carros Fiat, e seu nome era formado pelas iniciais de: Sociedade Industrial de Mecânica e Carrocerias Automóveis.

Subaru - Na língua japonesa, Subaru tem o significado de "plêiade" (conjunto de estrelas). Isso explica a constelação adotada como logotipo da marca..
Volkswagen - Um dos mais familiares símbolos entre as marcas de veículos, este círculo envolve um "V" e um "W", iniciais de volks (em alemão: povo) e wagen (vagão, veículo), ou seja: carro do povo, ou popular, já naquela época! Foi encomendado pelo próprio governo alemão ao engenheiro Ferdinand Porsche (o próprio). Por isso ambos os veículos usavam motores refrigerados a ar até pouco tempo atrás.
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Volvo - O polêmico logotipo da marca sueca (que hoje é controlada pela Ford) é o símbolo da masculinidade e por esse motivo já foi muito contestado por movimentos feministas na Europa. Esse símbolo era usado pelos alquimistas para representar o metal, uma alusão que a Volvo fez à durabilidade dos seus veículos.

2 de agosto de 2010

Charley Patton, o pai do Blues do Delta.

Charley PattonConhecido como Charley Patton nasceu em 1891, e viveu até 1934, entre Edwards e Bolton no sul do Mississippi. É considerado por muitos como o pai do blues do Delta e, portanto, uma das mais antigas e importantes figuras da música que a América produziu no século XX.

Provavelmente tenha sido a primeira grande estrela do Delta blues. Sua voz rouca e estilo apaixonado fez dele o "Pai do Blues do Delta". Era uma celebridade e reconhecida era a influência emocional que exercia sobre o público.

Teve oito esposas. Ele foi preso pelo menos uma vez. Itinerante, nunca permaneceu no mesmo lugar por muito tempo. Parte do legado de Patton entregue para as gerações seguintes do blues foi a sua propensão para entreter, uma das razões para a sua enorme popularidade. E tão fortes eram as suas habilidades nas suas improvisações e seleções musicais que mesmo sem temas religiosos ainda conseguia manter seu público encantado.

charley patton - complete recordings (1929-1934)

Complete Recordings 1929-1934

CD 1
01. Pony Blues 02. A Spoonful Blues 03. Down the Dirt Road Blues 04. Prayer of Death (I) 05. Prayer of Death (II) 06. Screamin' and Hollerin' The Blues 07. Banty Rooster Blues 08. Tom Rushen Blues 09. It Won't Be Long 10. Shake It and Break It (But Don't Let It Fall, Mama) 11. Pea Vine Blues 12. Mississippi Boll Weevil Blues 13. Lord, I'm Discouraged 14. I'm Goin' Home 15. Snatch It and Grab It - Walter Hawkins 16. A Rag Blues - Walter Hawkins 17. How Come Mama Blues - Walter Hawkins 18. Voice Throwin' Blues - Walter Hawkins

CD 2
01. Hammer Blues (take 1) 02. I Shall Not Be Moved 03. High Water Everywhere (I) 04. High Water Everywhere (II) 05. I Shall Not Be Moved 06. Rattlesnake Blues 07. Going to Move To Alabama 08. Hammer Blues (take 2) 09. Joe Kirby 10. Frankie and Albert 11. Magnolia Blues 12. Devil Sent the Rain Blues 13. Runnin' Wild Blues 14. Some Happy Day 15. Mean Black Moan 16. Green River Blues 17. That's My Man - Edith North Johnson 18. Honey Dripper Blues: No. 2 - Edith North Johnson 19. Eight Hour Woman - Edith North Johnson 20. Nickel's Worth of Liver Blues: No 2 - Edith North Johnson

CD 3
01. Some of These Days I'll Be Gone 02. Elder Green Blues (take 2) 03. Jim Lee (I) 04. Jim Lee (II) 05. Mean Black Cat Blues 06. Jesus Is A-Dying (Bed Maker) 07. Elder Green Blues (take 2) 08. When Your Way Gets Dark 09. Some of These Days I'll Be Gone (take 2) 10. Heart Like Railwood Steel 11. Circle Round the Moon 12. You're Gonna Need Somebody When You Die 13. Be True, Be True Blues - Henry Sims 14. Farrell Blues - Henry Sims 15. Tell Me Man Blues - Henry Sims 16. Come Back Corrina - Henry Sims

CD 4
01. Some Summer Day 02. Bird Nest Bound 03. Future Blues - Willie Brown 04. M&O Blues - Willie Brown 05. Walkin' Blues - Son House 06. My Black Mama (I) - Son House 07. My Black Mama (II) - Son House 08. Preachin' the Blues (I) - Son House 09. Preachin' the Blues (II) - Son House 10. Dry Spell Blues (I) - Son House 11. Dry Spell Blues (II) - Son House 12. All Night Long Blues (take 1) - Louise Johnson 13. On The Wall - Louise Johnson 14. All Night Long Blues: Take 2 - Louise Johnson 15. By The Moon and Stars - Louise Johnson 16. Long Ways from Home - Louise Johnson

CD 5
01. Dry Well Blues 02. Moon Going Down 03. We All Gonna Face the Rising Sun - Delta Big Four 04. Moaner, Let's Go Down In The Valley - Delta Big Four 05. Jesus Got His Arms Around Me - Delta Big Four 06. God Won't Forsake His Own - Delta Big Four 07. I'll Be Here - Delta Big Four 08. Where Was Eve Sleeping? - Delta Big Four 09. I Know My Time Ain't Long - Delta Big Four 10. Watch And Pray - Delta Big Four 11. High Sheriff Blues 12. Stone Pony Blues 13. Jersey Bull Blues 14. Hang It on The Wall 15. 34 Blues 16. Love My Stuff 17. Poor Me 18. Revenue Man Blues 19. Troubled 'Bout My Mother - Patton & Lee 20. Oh Death - Patton & Lee 21. Yellow Bee - Bertha Lee 22. Mind Reader Blues - Bertha Lee

via: pintandomusica

31 de julho de 2010

"O QUE OCORRER COM A TERRA, RECAIRÁ SOBRE OS FILHOS DA TERRA. HÁ UMA LIGAÇÃO EM TUDO"

imageEnterrem meu coração na curva do rio é o eloquente e um meticuloso relato da destruição sistemática dos índios da América do Norte. Lançando mão de várias fontes, como registros oficiais, autobiografias, depoimentos e descrições de primeira mão, Dee Brown faz grandes chefes e guerreiros das tribos Dakota, Ute, Sioux, Cheyenne e outras contar com suas próprias palavras sobre as batalhas contra os brancos, os massacres e rompimentos de acordos etc. Enfim, todo o processo que, na segunda metade do século XIX, terminou por desmoralizá-los, derrotá-los e praticamente extingui-los.

Enterrem Meu Coração na Curva do Rio

Quando escreveu esta carta, endereçada ao Presidente dos Estados Unidos da América, Franklin Pierce, em 1845; o chefe Seatle da tribo dos Duwamish, nunca imaginaria que ela se tornaria atual até os dias de hoje. Um dos mais belos e magníficos discursos em defesa do meio ambiente já escrito, a carta, era uma resposta a oferta feita pelo Presidente Franklin Pierce, para compra das terras dos Duwamish, oferecendo em troca uma nova reserva.

A carta original encontra-se na "University of Washington Special Collection".


"Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? Essa idéia nos parece estranha. Se não possuímos o frescor do ar e o brilho da água, com é possível comprá-los? Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra da floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na memória e experiência de meu povo. A seiva que percorre o corpo das arvores carrega consigo as lembranças do homem vermelho. Os mortos do homem branco esquecem sua terra de origem quando vão caminhar entre as estrelas. Nossos mortos jamais esquecem esta bela terra, pois ela é a mãe do homem vermelho. Somos parte da terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia, são nossos irmãos. Os picos rochosos, os sulcos úmidos nas campinas, o calor do potro, e o homem - todos pertencem a mesma família. Portanto quando o Grande Chefe de Washington manda dizer que deseja comprar nossa terra, pede muito de nós.

O Grande Chefe diz que nos reservará um lugar onde possamos viver satisfeitos. Ele será nosso pai e nós seremos seus filhos. Portanto, nós vamos considerar sua oferta de comprar nossa terra. Mas isso não será fácil. Essa terra é sagrada para nós.Essa água brilhante que escorre nos riachos não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se lhes vendermos a terra, vocês devem lembrar-se que ela é sagrada e devem ensinar as suas crianças que ela é sagrada e que cada reflexo nas águas límpidas dos lagos fala de acontecimentos e lembranças da vida de meu povo. O murmúrio das águas é a voz de meus ancestrais. Os rios são nossos irmãos e saciam nossa sede. Os rios carregam nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem lembrar e ensinar a seus filhos que os rios são nossos irmãos e seus também. E, portanto, vocês devem dar aos rios a bondade que dedicariam a qualquer irmão.

Onde está o arvoredo? Desapareceu.
Onde está a águia? Desapareceu.
É o final da vida e o início da sobrevivência.

Eletricidade sem fio – Eric Giler

image Falando sobre uma tecnologia esquecida Eric Giler diz que é possível desembaraçar nossas vidas repletas de fios com a ajuda da eletricidade sem fio. Neste vídeo, ele aborda o que esta tecnologia de ficção científica oferece e demonstra a inovadora versão do MIT, a WiTricity – uma invenção que está próxima de ser lançada comercialmente e que poderá em breve recarregar seu celular, seu automóvel e até seu marca-passo.

Para ver o vídeo com legenda, clique em “view subtitles” e escolha “Portuguese Brazil”

via: e-commerce.tv.br

30 de julho de 2010

Por que se investe tão pouco, no país, comparativamente, nas modalidades eólica e solar: Falta vontade política? Falta interesse do setor privado? Falta planejamento? Ou não compensa mesmo?

A Revista Neomondo entrevista o Prof. Rogério Cezar de Cerqueira Leite

Iluminado pela própria natureza

Escrito por Gabriel Arcanjo Nogueira

1Rogério Cezar de Cerqueira Leite é físico, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), membro do Conselho de Ciência e Tecnologia da Presidência da República, presidente do Conselho de Administração da ABTLuS (Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron) e membro do Conselho Editorial da Folha de S.Paulo.

A ABTLuS administra o Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais, que congrega os quatro laboratórios nacionais (Síncrotron, Biociências,  Nanotecnologia e Etanol). Cerqueira Leite tem participação importante no desenvolvimento da ciência, especialmente em São Paulo, por ser membro fundador da Academia Paulista de Ciências e atuar, durante 6 anos, como membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Na qualidade de pesquisador, foi também presidente do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), de 1985 a 1997, onde ainda atua como presidente do Conselho de Administração. >>> continua

via: neomondo

29 de julho de 2010

Os Homens Que Encaravam Cabras

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgc_bOEwlDdsWfmvHBy-k96sHKwBhMPltqz0e8ziTjUY7S6mqL7FY_sBvq8VAny-oeHaJaqzffmfc6sGvrjXoOrBUc2w6vcO3rSehrbW-M8rZQNUeJszoKcNlNjYrhyphenhyphenqTABVRkF2f1CnfvK/s400/os+homens+que+encaravam+cabras.jpg

 

Um jornalista chamado Bob Wilton (Ewan McGregor) passa por problemas em seu casamento e ele precisa escrever um bom romance, porém sua criatividade não ajuda. Até que conhece Lyn Cassady (George Clooney), onde percebe estar diante de sua oportunidade de escrever uma grande historia. Lyn é um agente das Forças Especiais Americanas que diz ter o objetivo de acabar com a guerra. Um fato inesperado acontece,

 

Baixar Filme Homens Que Encaravam Cabras Os Homens Que Encaravam Cabras - o fundador da unidade desapareceu, e tudo leva a acreditar que foi um soldado psicótico do grupo que distorceu o objetivo da missão a fim de servir aos seus próprios interesses. .

Gênero: Comédia
Estréia no Brasil: 26/03/2010
Elenco: George Clooney, Ewan McGregor, Jeff Bridges, Kevin Spacey, Stephen Lang
Direção: Grant Heslov

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